domingo, 10 de fevereiro de 2008

O Modelo


"Quem quiser ser líder deve ser primeiro servidor. Se você quiser liderar, deve servir".

E quem desejar ser um "líder" deve ter alguns dos princípios básicos abaixo:
- Ele deve tomar atitudes que geram confiança à sua equipe.

- Deve saber ouvir a sua equipe de trabalho, ter a capacidade de rever seus procedimentos e melhorar sua gestão.

- Tem que atuar como um facilitador: define à sua equipe a sua situação atual e real da companhia, determina os objetivos e traça o procedimento necessário para alcançar as metas estabelecidas.

- Ele busca conhecer os potenciais de sua equipe e dar vazão a esses potenciais de modo a contribuir para alcançar as metas definidas. Usa um critério justo para recompensar àqueles que colaboram com os bons resultados.

- Tem que cumprir o que promete, passando credibilidade e confiança a toda equipe.

O líder deve ser inspirador, confiável e sempre acessível às demandas mais simples de seus subordinados, dessa forma, ele sempre deverá promover um ambiente favorável ao desenvolvimento pessoal e profissional de suas equipes.