domingo, 10 de fevereiro de 2008

Adapte-se Rapidamente à Mudança


"Quanto mais rápido você se esquece do Velho, mais rápido poderá saborear um Novo".

A mudança ocorre quando algo termina e algo novo ou diferente se inicia. O período entre esses dois pontos é a transição. É justamente onde as pessoas têm que aprender a deixar o antigo e abraçar o novo. Mudar, normalmente, é tido como algo difícil, pois nos tira da zona de conforto – que é ter total domínio por algo – e nos leva à zona do aprendizado, onde teremos que nos submeter a perguntar, tirar dúvidas e depender do outro.

Se pensarmos no contexto organizacional, toda mudança demanda quebra de paradigmas e é bem comum não existirem revoluções sutis, nem processos de mudanças indolores, mas as mudanças ocorrem e muitas já ocorreram no mundo, em espaço bem curto de tempo. O fato é que as coisas se dividiram em velho e novo e ficar no meio não vai garantir nada à ninguém. Toda mudança organizacional demanda quebra de paradigmas, o que, por sua vez, ainda soa forte como “remar contra a corrente”.

A comunicação facilita a troca de experiências e informações e estimula a geração de novas idéias. Pessoas que vivem em grupos devem ter coragem de sugerir, propor mudanças e até mesmo criticar produtivamente, pois, muitas vezes, daí é que saem soluções incríveis! Então, viva a mudança e faça ela trabalhar a seu favor.