sexta-feira, 11 de julho de 2008

Vai Pedir Demissão! Como está o seu Networking?

Nos dias atuais, parece loucura você chegar até seu líder e pedir demissão. Então pergunto: Qual é o problema? Se você analisou todos os prós e contras é só falar, não é mesmo?

Porém, existem diversas cobranças: da sociedade, família, religião, amigos e, principalmente, as suas, que fazem com que uma ação aparentemente simples se transforme num verdadeiro martírio.

Para pedir demissão é necessário avaliar alguns fatores. Inicialmente, refletir sobre o que o está incomodando: a promoção prometida que não veio, a intransigência do líder, o puxa-saquismo de alguns, a falta de plano de carreira, o plano de benefícios que é inadequado ou inexistente, a prática do assédio moral, estabilidade, etc. Existem também os aspectos ligados às emoções e que influem ainda mais na tomada de decisão como, por exemplo: dívidas, sonhos de consumo, status, formação dos filhos, falta de autoconfiança, etc. Depois dessas avaliações você estará preparado para definir que ação efetiva irá tomar e o caminho a seguir.

Uma das formas de avaliar cada ponto e tomar a decisão com segurança é o uso da técnica “ganhos e perdas”. Trata-se de um exercício individual e profundo, com o qual você analisa cada ponto em detalhes e percebe qual é a melhor solução. Você deve pensar:

  • O que eu ganho se me demitir?
  • O que eu ganho se não me demitir?
  • O que eu perco caso eu me demita?
  • E, por último, o que eu perco caso não me demita?

As perguntas parecem repetitivas, mas auxiliam bastante na tomada de decisão. Muitas vezes vale a pena aguardar alguns meses e preparar-se para a demissão, pois, se agirmos por impulso, que é a vontade de levantar e dar um soco na mesa e “pedir a conta”, podemos falar sem analisar os fatos e nos arrepender depois. Quando utilizamos a inteligência emocional, administramos esses impulsos e temos uma grande probabilidade de agir de forma sensata e assertiva.

Durante o exercício dos ganhos e perdas, se você colocar sempre a vontade dos outros em detrimento da sua, ficará doente e infeliz. Então, avalie cada ponto de cabeça fria, mas, acima de tudo, avalie-se dentro do processo e, se perceber que é hora de sair da empresa e que você será mais feliz, peça demissão e siga em frente levando consigo todos os conhecimentos e experiências positivas. Afinal de contas, a vida passa muito rapidamente e temos que acordar enquanto há tempo e energia para as ações que nos beneficiam.

Mas a melhor forma de pedir demissão é deixar claro que “as portas estão abertas” e que valeu a pena o tempo investido naquela empresa. O networking é uma ferramenta imprescindível no ambiente corporativo e interessante num momento de mudança de emprego, pois novas oportunidades podem surgir a partir da indicação da sua rede de relacionamentos.

Fonte: Revista Vencer

2 comentários:

Anônimo disse...

É assim que se mostra grande... Essas empresas acham que somos nós que precisamos delas e na verdade é o contrário.

Juliano

Anônimo disse...

Adriano,
Acredito que para um bom networking precisamos estar com o marketing pessoal muito bem trabalhado. Tudo ajuda quando você acredita nos seus sonhos! Procure sempre o certo e plante sempre o bem para colher os frutos quando necessário.