terça-feira, 22 de julho de 2008

“Deu branco” e agora! O que eu faço?

Se você estiver falando diante de um entrevistador ou dando uma palestra para um grupo de pessoas e de repente der branco e se esquecer completamente da informação que pretendia transmitir, não fique desesperado. Apesar de ser muito comum nos dias atuais devido a grande quantidade de informações que temos que assimilar para o nosso cotidiano, algumas pessoas já tiram de letra esse probleminha!

O desespero é um veneno para a apresentação, pois, se você for dominado por ele, mais irá se pressionar e maior será a dificuldade para encontrar uma saída. Eu sei que não é tão simples assim, pois quando as informações desaparecem da cabeça a vontade é a de abrir um buraco no chão e sumir da frente dos ouvintes, mas o caminho é esse mesmo. Empenhe-se nessa direção e tente manter a calma.

Não insista. Ao perceber que deu branco, tente apenas uma vez se lembrar da informação. Se não conseguir resgatá-la na primeira tentativa, repita a última frase que pronunciou, como se estivesse querendo dar ênfase àquela parte da mensagem – é provável que, ao chegar ao ponto em que deu branco, a informação surja naturalmente. Se essa tática não funcionar, use a expressão mágica, que se constitui no melhor remédio contra o branco. É tiro e queda. Diga: na verdade o que eu quero dizer é... Com essa expressão você se obrigará a explicar a informação por um outro ângulo e o pensamento se reorganizará para seguir a seqüência planejada. Não falha. Use que dá certo.

E, se por uma desgraça da circunstância não funcionar, diga aos ouvintes que mais à frente voltará a tratar daquele aspecto da mensagem e passe imediatamente para outro tópico. Provavelmente, mais tranqüilo e sem a pressão de ter que encontrar a informação, no transcorrer da exposição você se lembrará com mais facilidade. Mesmo que não consiga se lembrar da informação, dificilmente um ouvinte irá cobrá-lo por isso.

Se você ficar muito preocupado com a possibilidade de ocorrer branco, leve um roteiro escrito com a seqüência das frases que pretende utilizar durante a apresentação. Sabendo que se a informação fugir poderá recorrer ao recurso de apoio, irá se sentir mais tranqüilo, confiante e, provavelmente, não terá branco.

Fonte: Revista Vencer

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei dessa, vai me ajudar bastante na faculdade.

Felipe Brandão

Anônimo disse...

Muito boa a dica. Pena que na hora do "branco" é difícil lembrar.

Roberto