quinta-feira, 17 de julho de 2008

Desenvolva Sua Estratégia Utilizando o Mix de Marketing

Você nunca pode esquecer de utilizar o Mix de Marketing e é claro que não é preciso comentar sobre todas as armas de Marketing que podem e deverão ser utilizadas, pois, cada estratégia é única e não tem uma receita de bolo pronta que se possa ajudar a todos de uma mesma maneira. E como dizem: “cada caso é um caso”.

A estratégia constitui a parte de “ação” de seu plano de negócios. As necessidades do cliente, suas atitudes e desejos devem fornecer o foco central para se decidir e agir com o Mix de Marketing. Por isso, cada estratégia pode abranger:

Os 4 “P”s do mercado que é visto do lado do vendedor (empresa), com uma visão orientada para o produto e menos para o cliente (consumidor).
- PRODUTO - PREÇO – PONTO - PROMOÇÃO

Os 4 “C”s mostram perspectivas de visão para os profissionais de marketing, a da empresa e a do cliente.
- CLIENTE - CUSTO – CONVENIÊNCIA - COMUNICAÇÃO

Os 4 “A”s consiste basicamente em buscar e processar as informações importantes e úteis ao processo decisório da empresa.
- ANÁLISE – ADAPTAÇÃO – ATIVAÇÃO – AVALIAÇÃO

Qualquer programa de “ação” tem como propósito alcançar seus objetivos. Objetivos sem um programa de ação, certamente não o levará a lugar nenhum ou a nada.
O conceito de um plano de marketing toma como base sete passos destacados a seguir:
1- Qual a nossa situação atual? (problemas e oportunidades)
2- Para onde queremos ir? (estratégia).
3- Como chegaremos lá? (ferramentas disponíveis).
4- Quem vai dirigir? (responsabilidade).
5- Quanto tempo vai levar? (prazo).
6- Quanto vai custar? (orçamento).
7- Quanto podemos ganhar durante o percurso? (vendas e lucros).

E não esqueça de acrescentar dados, relatórios, observações e outras informações que possam auxiliar na aplicação do seu plano de marketing. Você poderá precisar ajustá-lo de acordo com a necessidade do seu negócio nas turbulências do mercado.

Bons negócios!

Um comentário:

Anônimo disse...

Observo que você não vai sossegar enquanto não conseguir o que pretende não é mesmo! Quando chegar lá não esqueça dos amigos.

Arthur e Renata.