sexta-feira, 4 de julho de 2008

(MBA) Pós-Graduação Versus Mestrado

Os cursos de especialização ou MBAs são classificados como pós-graduação lato sensu, isto é, não garantem ao estudante ao se formar um título ou diploma, mas, sim, apenas um certificado de conclusão. Já o mestrado profissional é um curso stricto sensu, isto é, garante ao formado o título de mestre e um diploma de conclusão reconhecido legalmente. Apesar dessas aparentes vantagens do mestrado profissional, os cursos de especialização e os MBAs ainda são mais populares e estão presentes de forma destacada no dia a dia do mercado profissional.

Por que isso ocorre?

"O que acontece é que os MBAs correspondem a uma moda e como eles são um produto oferecido a alto preço, há muita propaganda em torno deles. É um produto muito propagandeado. Há bons MBAs, mas também há MBAs de má qualidade. Então, o alerta que tem sido feito pela CAPES é o seguinte: antes de você fazer qualquer curso, você tem de obter o máximo de informações sobre ele. Você pode verificar informações sobres os mestrados profissionais no site www.capes.gov.br , onde você tem informações verdadeiras. Agora, você não pode aí ter informações sobre o MBA porque ele não é avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A CAPES tem 44 representantes no Brasil, todos eles com mandato de três anos, sendo cada um responsável pelo que chamamos uma “área do conhecimento”.

Cuidados com Instituições Estrangeiras

Vale lembrar ainda que algumas instituições, principalmente estrangeiras, oferecem cursos classificados como mestrado profissional em reconhecidos nos países de origem, nos quais parte das disciplinas são cursadas de forma presencial e parte a distância, por via on-line ou outros métodos. Estes cursos não são reconhecidos pela CAPES. O órgão reconhece apenas cursos de pós-graduação stricto sensu presenciais oferecidos por instituições de ensino superior legalmente estabelecidas no país e que submetam tais cursos ao processo de reconhecimento da CAPES. Há diversos casos registrados de brasileiros que fizeram tais cursos e que não obtiveram o esperado título de mestre.

Consulte mais informações nos links e fontes abaixo:

www.capes.gov.br

http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=5567

http://www.capes.gov.br/servicos/salaimprensa/noticias/noticia_0830.html

http://carreiras.empregos.com.br/carreira/comunique_se/chat/heitor_peixoto.shtm

Nenhum comentário: