sexta-feira, 25 de julho de 2008

O Administrador no Mercado do Século XXI

Segundo Peter Drucker “Nenhuma empresa é melhor do que o seu administrador permite”, ele é o que faz acontecer.

Mas o que um administrador faz atualmente?
O administrador é o grande responsável por toda organização, ele procura atuar com muito comprometimento e envolvimento com todos os departamentos. Ele ajuda a definir, a analisar e a cumprir as metas da organização. Trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais gere recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos. O administrador pode conduzir as relações entre a empresa e os empregados, participando dos processos e de seleção, admissão e demissão de funcionários e do relacionamento com os sindicatos de cada categoria. Ele também traça planos de carreira e programas de benefícios, coordena os recursos materiais da companhia controlando a compra e a estocagem de matérias-primas, insumos e produtos finais. Traduzindo em miudos, o administrador precisa fazer que toda a empresa funcione muito bem.

E o que as empresas estão fazendo?
Para se manter mais competitivas as empresas de todos os setores buscam uma gestão cada vez mais profissional. E o responsável por isso é o administrador. Hoje essa preocupação cresce nas empresas de pequenos e médios portes, que almejam a expansão e a sobrevivência dos negócios. No setor privado, espera-se que o profissional também tenha conhecimentos de logística, produção e marketing.

E o Mercado?
Responsável pela absorção de quase 30% dos formados, o setor de serviços, principalmente nos grandes centros urbanos, é o que mais emprega o administrador. Esse segmento inclui bancos, comércio e grandes empresas varejistas.
Em recente pesquisa no Brasil, indica que a carreira de administrador é a mais promissora do mercado atual. Mas a pesquisa também revelou um crescimento de oportunidades no terceiro setor, que necessita cada vez mais de uma administração profissional. Outras áreas promissoras para a carreira de administrador são Consultorias Empresariais, Turismo e Lazer, Instituições Financeiras, de Ensino e Educação. Segundo a Folha Dirigida, um recente levantamento da revista inglesa The Economist, que ouviu empresários do mundo inteiro nas áreas de bens de consumo e varejo, indica que o perfil do profissional ideal mudará nos próximos 15 anos - quem tiver capacidade de gestão estará à frente.

Fontes:

Conselho Regional de Administração de São Paulo

Conselho Federal de Administração


2 comentários:

Anônimo disse...

Adriano,

Precisamos fazer isso mesmo!
Vamos valorizar a nossa categoria, pena que nossos sindicatos não ajudam o suficiente.

Precisamos reunir a turma novamente.
João Junior

Especialista em Gestão de Pessoas, Administração e Marketing. disse...

Realmente precisamos de mais incentivos... Obrigado.