quinta-feira, 17 de julho de 2008

COMO CRIAR UMA BOA ESTRATÉGIA PARA SUA EMPRESA?

Em resposta as mudanças e às novas necessidades estratégicas que estão surgindo, devemos tratar cada negócio da empresa como uma Unidade Estratégica de Negócio (UEN). Uma gestão estratégica competitiva desenvolve UENs para corporações que se constituem em conglomerados de serviços, negócios ou produtos oferecidos.

A estruturação em UENs é descentralizada. Nesse caso a organização se torna um conjunto de pequenas organizações administradas com o máximo de independência. A conexão com todas as UENs se faz por um amplo sistema de comunicação e por uma filosofia (modo de pensar) organizacional compartilhada. O resultado final para esse modelo de estratégia é para que a eficácia do todo seja maior que o somatório da eficiência das partes, facilitando a coordenação estratégica porque terá menos hierarquia e mais autonomia baseada num processo decisório e participativo.

Numa gestão estratégica e competitiva, como detectar os sinais de mudanças e as oportunidades de cada negócio? Será essencial que as diretrizes estratégicas sejam definidas pela visão, missão e valores da organização. Para que o propósito da organização seja consistente e constante ao longo do tempo, é necessário um conjunto de valores. Tais valores deverão ser duradouros e conhecidos dentro de toda a organização.

Todas as etapas devem permitir às empresas modificar, melhorar e fortalecer a sua posição face à concorrência. E quais são as seis etapas básicas para um planejamento estratégico eficiente?

1. Definição das diretrizes estratégicas;

2. Análise dos ambientes externo e interno;

3. Aplicação das principais ferramentas estratégicas;

4. Desenvolvimento das estratégias empresariais;

5. Implementação do balanced scorecard (BSC);

6. Formulação de objetivos e de planos de ação.

Colocando em prática os conceitos citados, lembre-se de analisar cada resultado e perguntar: Até que ponto preciso modificar essas ferramentas? Como adaptar os modelos a novas situações? Boa Sorte!


Livros e fontes recomendadas:
McDonnell, E. J. Implantando a administração estratégica. Editora Atlas.
Drucker, Peter. Administração em tempos turbulentos. Editora Pioneira.
Kotler, Philip. Administração de Marketing. Editora Atlas.
Porter, Michael E. Estratégia Competitiva. Editora Campus.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Adriano,

Você esqueceu de comentar sobre o mix de marketing. Como você pode utiliza-los na sua estratégia?

Junior

Especialista em Gestão de Pessoas, Administração e Marketing. disse...

Estarei fazendo um rápido resumo e colocando a disposição de todos.

Obrigado pela sua contribuição,
Adriano.