terça-feira, 5 de julho de 2011

MARKETING E SEUS TIPOS MAIS COMUNS

Afinal o que é realmente o Marketing?

É comum observarmos várias pessoas se referindo ao Marketing como uma propaganda, uma publicidade, vendas e infelizmente, às vezes, como uma ferramenta que serve para ludibriar as pessoas, mascarando defeitos ou induzindo um consumidor na compra de um produto ou serviço.

Para mim o Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. Resumindo, Marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de um benefício.

Observamos então que a definição de Marketing, não é, e possivelmente nunca será uma tarefa tão simples de transcrever em uma só palavra, como alguns dizem "Marketing é Tudo".

Bem, hoje, o Marketing não é uma função e sim uma forma de fazer ou de realizar negócios, e não está restrita a um único departamento ou uma pessoa, todos dentro de uma organização comercial devem ter a consciência e o dever de fazer e realizar o Marketing, desde a moça que limpa o chão até o mais alto executivo.

Abaixo, transcrevo alguns dos tipos mais comentados de Marketing:

Cybermarketing - Considerado uma ferramenta facilitadora para o Marketing. Trata-se de instrumentos para focalizar na "personalização em massa", proporcionando maior rapidez nas transações, do que comparado aos meios tradicionais de troca. Por usar as cyber ferramentas, permite total interação com o cliente. Pode ser utilizado como ferramenta do Marketing direto ou para o Marketing de massa.

Ecomarketing - Marketing Voltado a causas ambientais, naturais e ecológicas.

Email Marketing - Tipo de divulgação ou venda de produto utilizando-se o correio eletrônico. É considerada uma das ferramentas do Marketing Direto.

Endomarketing - É o Marketing que tem como objetivo o público ou o ambiente interno de uma organização.

Geomarketing - É a abordagem de Marketing que possibilita a utilização do composto de Marketing à forma como o Mercado se organiza em um espaço físico, permitindo a análise das variáveis relevantes para o Marketing através da visualização desses dados em mapas geográficos.

Grassroots Marketing - É a utilização de ferramentas e instrumentos de Marketing em grupos de pessoas de determinados nichos ou comunidades com o objetivo de transformar estas pessoas em evangelizadoras da marca, da empresa, do produto ou do serviço.

Marketing individualizado ou Marketing direto - É uma forma de se atender de forma personalizada o cliente ou consumidor.

Marketing Ambiental ou Ecomarketing - É o Marketing voltado às causas ambientais ou naturais.

Marketing Boca-a-Boca - É o Marketing feito sem a utilização de grandes veículos de comunicação. É feito pelos próprios consumidores satisfeitos que passam as suas experiências a outros consumidores.

Marketing Cinematográfico - É o conjunto de atividades que tem como objetivo transferir os filmes dos seus produtores ao espectador final através da criação de uma marca instantânea.

Marketing Concentrado - É um tipo de estratégia que busca obter resultado em um determinado mercado. É a utilização de todos os recursos da empresa em uma parte do mercado visando dominá-lo.

Marketing Cultural - É uma ferramenta utilizada para agregar valor à imagem de empresas que proporcionam recursos monetários, intelectuais e morais, para a execução de projetos culturais, pertinentes à sociedade.

Marketing de Bibliotecas - É uma ferramenta que valoriza seus produtos e serviços à medida que supram os desejos e necessidades de seu usuário com a maior qualidade possível.

Marketing de Guerra - Marketing de guerra é o termo dado ao conjunto de estratégias adaptadas dos campos de batalha para a utilização no combate ou defesa nas empresas com relação a seus concorrentes.

Marketing de Guerrilha - É um método que utiliza estratégias de guerrilha bélica no campo do marketing, para planejar, lançar e manter a maior ofensiva mercadológica possível. Seu objetivo principal é transformar clientes potenciais em consumidores reais, onde, normalmente é utilizado por pequenas e médias empresas.

Marketing de Incentivo - É uma ferramenta que engloba campanhas de incentivo, endomarketing, fidelização, programas de relacionamento, eventos, viagens, entre outras ações que permitem, dentro de uma relação custo/benefício, atingir os objetivos da empresa.

Marketing de Massa - Abordagem de marketing que visa atingir todos os consumidores de maneira única.

Marketing de Nicho - É a estratégia que visa atender apenas uma parte bem específica de um segmento de mercado.

Marketing de Relacionamento - Estratégia que visa o profundo conhecimento do cliente e de seus hábitos, visando atendê-lo de forma a obter a fidelização.

Marketing de Retenção - É o conjunto de ações integradas sistemáticas e contínuas de comunicação e promoção, gerando freqüência e repetição de compra por parte dos clientes e recompensando-os por isso, visando estratégias para fidelizar ou reter o cliente.

Marketing de Serviços - Ferramenta utilizada para a venda e divulgação de serviços. Podem incluir bens tangíveis ou apenas intangíveis.

Marketing de Transação - É a realização de uma venda única, sem a idéia de relacionamento continuado.

Marketing de Valor - Princípio do marketing consciente que determina que a empresa deveria empregar a maior parte de seus recursos em investimentos de marketing para aumentar seu valor.

Marketing de Varejo - Atividade comercial responsável por providenciar mercadorias e serviço desejados pelos consumidores. Henri Richter definiu o varejo como um processo de compra de produtos e quantidade relativamente grande dos produtores, atacadistas e outros fornecedores e posterior venda em quantidade de menores ao consumidor final.

Marketing Dharma - Tipo de Marketing que age ao nível do conflito psicológico anterior à vontade humana, dado que, cada vez mais, procuramos satisfazer preferencialmente as necessidades inconscientes, concentrando-nos no que é anterior à intencionalidade no Homem, ou seja, no que é antecedente às necessidades e à motivação.

Marketing Diferenciado - É uma estratégia de cobertura de mercado global, na qual a empresa decide visar vários segmentos do mercado e desenvolve ofertas específicas para cada um destes.

Marketing Direto - É o Marketing efetuado através de propagandas em vários tipos de mídia que interagem diretamente com os consumidores, ou seja, venda direta.

Marketing Experiencial - É o Marketing que integra diversos elementos relacionados à lógica, às emoções e ao Pensamento, visando o contato com o consumidor com a marca ou empresa.

Marketing Focado no Cliente - É usar os lucros excedentes do sucesso alcançado para custear a conquista de novos clientes a custos mais baixos. O objetivo, a logo prazo, é a sobrevivência e o crescimento sustentável.

Marketing Indiferenciado - Estratégia de ataque a um mercado no qual se busca atingir vários segmentos do mercado com uma única oferta.

Marketing Institucional - Atividades empreendidas para criar, manter ou alterar as atitudes e comportamentos dos clientes- alvo para com uma organização.

Marketing interativo - É o conjunto de ações de marketing direcionadas para criar uma interação entre o cliente e a empresa, em que o cliente tem um papel ativo, possibilitando a personalização e a customização de produtos e serviços.

Marketing internacional - É a aplicação do composto de marketing para desenvolver oportunidades de negócios em mercados externos ao de origem da empresa.

Marketing Olfativo - É uma ferramenta de marketing que utiliza-se da aromatização de ambientes e de diferentes tipos de materiais para atrair através do olfato o interesse do consumidor.

Marketing Online - Marketing baseado no uso de ferramentas, instrumentos, softwares e atividades relacionadas à Internet, como Links patrocinados, banners publicitários, sites, emails, blogs e newsletters entre outros.

Marketing Pessoal - É a utilização do Marketing Mix ou Composto de Marketing para a geração de interesses ou preferências em relação a um determinado indivíduo.

Marketing Político - Emprego das ferramentas do marketing a fim de posicionar o candidato. Destacam-se a pesquisa de mercado eleitoral, o planejamento do conceito do candidato às estratégias a serem aplicadas, a mídia a ser utilizada e a organização geral da campanha.

Marketing Reverso - É um novo conceito e a inversão dos fatores no relacionamento comprador-vendedor “Quando e como as empresas devem programar e antecipar compras garantindo qualidade, fidelidade e segurança no fornecimento dos produtos básicos de produção e vendas.”

Marketing Social - Atividade empreendida para gerar mudança de comportamento e atitudes visando uma transformação social. Marketing para causas sociais: estratégia de posicionamento que associa uma empresa/marca a uma causa social visando agregar valor à marca e estimular as vendas.

Marketing Viral - Forma de transmitir uma mensagem ou uma idéia a um grupo de pessoas. Cada pessoa que recebe a mensagem, se sente compelida a retransmitir a mensagem, atingindo assim, de forma exponencial, milhares ou milhões de pessoas.

Neuromarketing - Tipo de Marketing que estuda o comportamento do consumidor em sua essência.

Telemarketing - Originalmente, tipo de Marketing com ações efetuadas através do telefone.

Webmarketing - É o conjunto de ações de marketing intermediadas por canais eletrônicos como a internet, em que o cliente controla a quantidade e o tipo da informação recebida.

Fontes: ABMN, Estratégia e CIA, Portal do Marketing, Books Google e Wikipédia.

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