sábado, 16 de julho de 2011

Entrevista por telefone filtra candidatos; veja como agir nesse primeiro contato.

Cada vez mais as empresas realizam entrevistas de emprego por telefone. O objetivo é otimizar o tempo, pois a conversa serve como um filtro e muitos candidatos já são eliminados neste primeiro contato. “Esse telefonema é para checar pré-requisitos. E não é simplesmente bater dados descritos no currículo, porque, infelizmente, muita coisa que está lá não reflete a realidade”, diz Juliana Nascimento, consultora da DMRH, empresa especializada em recrutamento e seleção de profissionais.

Segundo Elaine Saad, gerente-geral da Right Management no Brasil, empresa especialista em gestão de carreira, esse contato normalmente é para verificar o nível do cargo que o profissional busca, faixa salarial e resolver dúvidasque o recrutador teve ao ver o currículo. “A entrevista acontece sem aviso prévio, porque o selecionador tem várias vagas e muitos candidatos. Não é para ver como cada um se sai quando é pego de surpresa”, afirma Elaine. Segundo ela, sair-se bem é mais simples do que parece.

DICAS

# Só fale se puder #
- Não caia no erro de falar num momento em que não pode. Se estiver num local impróprio (no trabalho, por exemplo), avise o selecionador e peça para que ele retorne em outro momento, aconselha Elaine. “Melhor sinalizar o selecionador de que não pode falar, do que dar meias respostas e passar uma imagem ruim”, diz Elaine.

# Seja sincero #
- Não invente dados, não minta. Além de não ser uma atitude ética, isso levará a perda de tempo, para você e para o selecionador. Geralmente, o processo tem várias fases e em uma delas você será descoberto, por isso diga a verdade. “A melhor resposta é a sinceridade, afinal o candidato também não sabe o que o recrutador está buscando”, diz Juliana.

# Questione #
- “O candidato pode fazer perguntas, não precisa só responder o que é perguntado. Pode questionar sobre o perfil, o que a empresa está buscando, o escopo de trabalho, a região da empresa, o seguimento de negócio”, diz Juliana. Cuidado apenas para não entrar em detalhes muito fechados. “Faça perguntas que sejam essenciais para sua tomada de decisão, coisas que você sabe que podem fazê-lo rejeitar ou não a oportunidade”, aconselha Elaine, que lembra: "Assunto salário deve ser iniciado pela empresa, não pelo candidato".

# Somente aceite se tiver interesse #
- “Às vezes o próprio candidato percebe que a vaga não tem o escopo que ele procura”, diz Juliana. Neste caso, não hesite, explique ao selecionador que a vaga não está de acordo com o que você busca, agradeça e se mostre disponível para outras oportunidades. Neste momento, mais uma vez, é preciso ser franco. “Seja sincero em todos os sentidos, desde dizer que não pode falar no momento, até sobre seu interesse ou não na oportunidade”, aconselha Juliana.

Evite características comuns
- Ao falar sobre si mesmo, o candidato deve ter muita cautela e evitar respostas simples demais e que remetam a uma situação de pouco autoconhecimento ou insegurança. Também deve-se evitar as características já muito comuns e usadas por muitos candidatos sobre pontos fortes e fracos ou defeitos e qualidades como ansioso e perfeccionista ou detalhista e sincero demais.

Fonte: UOL

Nenhum comentário: