sábado, 13 de março de 2010

Rede de Relacionamentos: Construa o seu futuro com ela!

Desenvolver esta importante ferramenta chamada também de "networking", "rede de relacionamentos" ou "rede de contatos" é fundamental para quem busca uma nova oportunidade de emprego ou ascensão na vida profissional. Dependendo do seu nível de atividade, ela é formada por familiares, amigos, colegas de trabalho, clientes, ex-patrões, ex-colegas de trabalho, formandos em turma, fornecedores, clientes, concorrentes e conhecidos.

Você sabia? Mais de 60% das vagas disponíveis no Brasil são preenchidas por pessoas recomendadas por algum conhecido da empresa que está contratando, que geralmente são clientes, fornecedores ou conhecidos do responsável pela área da vaga disponível.

O que fazer? Não tenha vergonha de procurar os amigos, familiares ou conhecidos. Tem muita gente bem preparada para o cargo que quer, mas, na maioria dos casos a oportunidade não é para o melhor, é para quem for lembrado. Por isso, demonstre confiança e pense no seu futuro.

Tenha sempre e "bem claro" que você não só deve procurar os outros na hora do desespero. Cuide de se relacionar bem com todo mundo sempre, dentro e fora do trabalho.

Você está em busca de uma nova posição? Então coloque no papel o nome das pessoas a quem você pode e deve recorrer. Se a lista for muito pequena, trate de aumentá-la. Freqüente todos os lugares que puder e siga, pelo menos, algumas das dicas abaixo.

Então, percebeu qual é a importância de administrar a sua rede de contatos? Vamos lá!

=> Livre-se dos rótulos:
Antes de iniciar a rede de contatos, lembre-se de que independente do cargo que a pessoa ocupa, ela pode ter seu próprio grupo de relacionamento e saber de "alguém que conhece alguém" que pode lhe ajudar de alguma forma

=> Encare a rede de contatos como um negócio:
A inclusão ou exclusão de contatos, a atenção dada a eles e o tipo de relacionamento com cada pessoa devem ser planejados e medidos de acordo com os seus interesses. Isso quer dizer que, apesar da confiança e da honestidade com as quais você deve se relacionar, o instrumento deve ser útil e servir aos seus propósitos. Portanto, seja seletivo e profissional.

=> Invista em seu capital social:
Tão importante quanto seu capital financeiro, é o social, composto por pessoas de vários graus de relacionamento. Para aumentá-lo, procure sair, freqüentar cursos, eventos e coquetéis profissionais. Quanto mais você aparecer para o mundo, mais será visto e mais oportunidades terá de alimentar sua rede de contatos.

=> Registre seus contatos:
Utilize também o computador ou uma ferramenta que preferir para registrar seus contatos da maneira que achar mais conveniente. Você pode separar seus contatos por Estado, cidade, ordem alfabética, enfim, não há regras específicas para isso. Apenas preocupe-se em fazer uma divisão que agilize suas buscas.

=> Anote dados sobre a pessoa:
Aproveite o verso do cartão de visitas para anotar o local do encontro, o tipo de conversa e algumas características da pessoa. É uma forma de você não precisar recorrer à memória para lembrar de onde veio determinado cartão. Além disso, é possível retomar a conversa sem perguntar coisas sobre as quais vocês já conversaram e saber um pouco sobre seus gostos e preferências.

=> Mantenha contato:
É essencial cultivar sempre os seus relacionamentos, mesmo quando não estiver precisando deles, para que você possa ter crédito. A base da rede de relacionamentos é a troca de informações, de favores, de lembranças e principalmente de confiança. Ligue para dar os parabéns pelo aniversário, pelo nascimento de um filho, por uma conquista profissional, pelo dia da profissão, enfim, nunca deixe para se lembrar de alguém somente quando necessitar de ajuda.

=> Utilize a Internet:
A rede mundial é uma extensão e um apoio para a sua rede particular. Além de pesquisas sobre empresas, pessoas e serviços, você pode trocar e-mails e participar de listas de discussão, que hoje são um grande ponto de encontro entre profissionais que possuem os mesmos interesses. Nelas, você poderá debater assuntos ligados à sua profissão, saber de novidades, conhecer pessoas de seu interesse, arrumar emprego, etc...

Lembre-se que, por meio destas pessoas que agora fazem parte da sua agenda, será possível ter acesso às vagas não divulgadas na mídia e também chegar até as pessoas que realmente decidem sobre uma nova posição profissional.

Boa Sorte!

Um comentário:

Yuri Marx, Tainara Poeys disse...

É amigo, você tem toda razão. Mas por essas e outras razões não nos disvinculamos nunca desse sistema podre e viral. Temos que propagar sim, a idéia do "neetwork", mas sem o intuito de tornar isso um circulo, cujo quais os únicos beneficiados são os seus participantes. É um tipo de preconceito e deve ser combatido por todos. O "neetwork" deve ser usado para troca de experiências, informções e a fin, não para que sejamos refém de um sistema falho e egoísta, onde nao se valoriza a meritocracia. Então amigo, desde já possuí minhas represálias e sinceros votos de mudança. Porque para que mude alguma coisa no mundo, não basta que desejemos, devemos agir.