domingo, 7 de março de 2010

Como se tornar um Representante Comercial?


Honrar os compromissos que assumiu com a(s) empresa(s) contratada(s) de vender seus produtos ou serviços, manter uma boa imagem das suas vendas perante os clientes, fazer visitas regulares e periódicas aos clientes, manter atualizada sua carteira de clientes e conhecer os procedimentos legais de crédito, compra, vendas, produção, expedição e entrega são requisitos básicos nos dias atuais.

Atualmente o Representante Comercial tem um excelente futuro, pois, o mercado de representações está aquecido e é imenso, onde as empresas estão cada vez mais desejando trabalhar com representantes que recebem por produtividade, isto é, pelo quanto produz para a empresa (geralmente o Representante também recebe uma ajuda de custo mensal, que muda de empresa para empresa).

Atualmente o trabalho do vendedor externo está sendo modificado. Hoje o vendedor é mais orientado ao cliente e possui como único objetivo construir e manter um bom relacionamento em vez de simplesmente tirar um pedido ou realizar uma venda. O foco é reter e trabalhar com clientes atuais em vez de simplesmente procurar novos clientes. Isto se dar as várias tecnologias que estão sendo trabalhadas hoje, como: Call Centers, televendas, marketing direto, e-mail, telefone celular, Internet, e-commerce, dentre outros.

Como é o local de trabalho do Representante Comercial?

Normalmente eles viajam localmente, regionalmente ou por todo o País para visitar clientes e prospectes. Utilizam carro próprio, calculadoras científicas, computador portátil, telefone celular, produtos, folders e amostras do seu serviço ou produto.
Computadores são essenciais para comunicação com a empresa.

O trabalho geralmente é estressante, pois, normalmente possuem objetivos de vendas a alcançar como metas e cotas trimestrais ou semestrais. Normalmente trabalham das 8h às 18h de Segunda a Sexta e das 8h às 12h nos Sábados. Trabalham geralmente sozinhos ou como parte de um grupo, podendo atuar representando duas ou três empresas sempre de ramos diferentes (nos contratos existe sempre uma cláusula de exclusividade de vendas para aquela área de negócio). Interagem com uma grande variedade de pessoas das diferentes escalas hierárquicas das empresas de pequeno a grande porte.

Quais os requisitos necessários para ter sucesso como Representante Comercial?

Ótima habilidade de vendas, comunicação, saber se planejar, gerenciar bem o seu tempo, ser organizado, conhecer bem as técnicas de vendas e marketing, ter conceitos básicos de contabilidade e finanças e principalmente saber construir relacionamentos de modo a desenvolver parcerias de longa duração.

Muito importante:

O registro de qualquer Representante Comercial conforme imposição da Lei 4886/65, alterada pela Lei 8420/92 é obrigatório, sob pena de incorrer no exercício ilegal da função, devendo o Representante Comercial registrar-se no Conselho Regional de onde encontra-se domiciliado no caso de Pessoa Física ou onde encontra-se sediada a empresa no caso de Pessoa Jurídica. Necessário fazer contato com o Conselho Regional do seu Estado (CORE).

Documentos necessários para Pessoa Física:

APRESENTAR XEROX:
• IDENTIDADE;
• CPF ;
• TÍTULO DE ELEITOR E COMPROVANTE DE VOTO DA ÚLTIMA ELEIÇÃO;
• CERTIFICADO DE SERVIÇO MILITAR ( até 45 anos);
• COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA (atualizado);
• RECOLHIMENTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL DO ANO EM EXERCÍCIO - PAGA.

Para o registro de pessoa jurídica é necessário que se apresente ao CORE o seguinte:

* Contrato Social (ou declaração de firma Individual);
* Alterações contratuais (se existirem);
* CNPJ;
* Indicação do sócio responsável, que deverá apresentar: cópia da carteira de identidade, cópia do título de eleitor e do último comprovante de voto, 3 fotos 3x4 coloridas e sem data, cópia do CPF, cópia do comprovante de residência, cópia do certificado de reservista, documento ou declaração que indique o grupo (tipo) sanguíneo, prova da quitação das contribuições devidas ao sindicato da categoria.

Quanto aos valores dos registros, em conformidade com a Lei 4886/65, os Conselhos Regionais dos Representantes Comerciais possuem autonomia administrativa, podendo cada Conselho Regional fixar as contribuições e os emolumentos que serão devidos pelos representantes comerciais.

Para quem quer entrar e principalmente permanecer no mundo das vendas, é imprescindível ser um profissional atuante e experiente com participação em treinamentos, palestras e cursos sobre o assunto, ter cursado Administração de Empresas ou Marketing, ter bons conhecimentos de informática e tecnologia, além de estar atento às tendências de mercado com leitura de jornais e revistas especializadas. Nos dias de hoje, ter uma especialização (Pós-Graduação) é um grande diferencial que as multinacionais estão buscando, além de ter um bom currículo profissional disponível.

O que geralmente as empresas oferecem?
- Treinamentos contínuos para as vendas de seus produtos e/ou serviços;
- Remuneração variável com percentual sobre as vendas;
- Ajuda de custo mensal;
- Ajuda de deslocamento e/ou hospedagem, quando o mesmo está longe da sua base local;
- Integração junto a equipe comercial da empresa;
- Contrato de Representação Comercial.

Este é o brilhante mundo das vendas, seja bem-vindo(a) e tenha também boa sorte!

Nenhum comentário: