sábado, 21 de março de 2009

Está a procura de um novo emprego? Aprenda com esta entrevista!

A professora da PUC e especialista em recolocação profissional, Sandra Loureiro, que também é psicóloga formada, concedeu uma entrevista que você lê a seguir. Ela tem algumas dicas para você que está procurando um novo emprego.

Como é o processo para se recolocar no mercado de trabalho?
- O importante é fazer um reconhecimento da trajetória dessa carreira. O profissional precisa saber quais são suas virtudes e também os defeitos. É importante saber quais áreas ele pode melhorar, como o inglês, o relacionamento com os colegas de trabalho e outros. Esse reconhecimento da própria trajetória evita que o pânico tome conta desse profissional e lhe dê mais forças para conseguir uma melhor colocação.

Quais os sintomas freqüentes entre as pessoas que são demitidas?
- Algumas pessoas sofrem com a síndrome do pânico, a depressão e até casos em que os profissionais não conseguem se desligar do seu antigo trabalho. Ainda vivem do que fizeram como as conquistas na empresa que o demitiu.

Passado a etapa de reconhecimento profissional, qual é próximo passo?
- Esse reconhecimento ajuda na reformulação do currículo. Digo que o currículo é sua propaganda, é seu marketing pessoal. Acima de tudo, precisa ser um documento que lhe venda bem aos outros. Então ele deve ser reduzido, mas de maneira que possa mostrar toda a sua área de atuação. Ao contrário, o melhor é colocar somente o que você é capaz de fazer, até para buscar a sua própria qualificação.

A pessoa foi chamada para uma entrevista, como deve ser o seu comportamento?
- Em primeiro lugar deve-se evitar qualquer tipo de ansiedade e medo nessa hora, o que pode parecer praticamente impossível. Mas o importante é reduzir as chances do pânico o dominar. Coisas básicas ajudam muito, como ir com antecedência para evitar congestionamentos e atrasos, chegar antes para saber qual é o clima da empresa, se é mais formal ou não, desligar o celular etc, sendo a parte visual também muito importante.

Em relação à dinâmica de grupo, você teria algum conselho?
- A dinâmica serve exclusivamente para detectar como é o relacionamento entre os candidatos. Nessa hora, o profissional responsável pelo recrutamento vai estar atento à arrogância, à simpatia, à maneira de como a pessoa ouve e pede atenção para falar e coisas desse tipo. Posso dizer que numa dinâmica todos estão com dez pontos e podem manter essa nota ou abaixá-la. O ideal é pensar assim, até para cometer o mínimo de erros possíveis.

Conclusão:
- Os efeitos da crise são visíveis no mercado de trabalho. Mas penso que já existiram outras crises, que foram ultrapassadas pelas empresas, como exemplo, o 11 de Setembro. Entre outras coisas, os atentados atingiram a economia dos EUA e o centro econômico mundial. Houve pânico de recessão imediata, mas as companhias se mantiveram sólidas e as oportunidades de emprego não desapareceram. Acho que a atual crise deve ser encarada da mesma maneira, com precaução, mas também como possíveis oportunidades que aparecem. Crises sempre irão existir, mas o importante é saber que historicamente as pessoas e empresas passam por elas. Isso é um pensamento geral, que não inclui e exclui ninguém.

Fonte: "Sua Carreira" do site Empregos.

Nenhum comentário: