A questão é, você sabe ouvir bem?
Ouvir é uma coisa, compreender o que se ouve é totalmente diferente.
Saber ouvir leva tempo, prática e paciência. Requer a capacidade de ficar quieto e deixar a outra pessoa falar por quanto tempo for necessário, mesmo quando naquele momento sua mente já esteja iniciando um raciocínio, ou uma contra-argumentação.
Ouvir nos ajuda a entender melhor os outros e a nós mesmos.
Reparou que somente aprendemos quando ouvimos?
Já quando falamos, no máximo, confirmamos o que sabemos.
No caso de clientes, saber ouvir é fundamental para se evitar dar respostas longas, chamadas bumerangues: ao lançá-las, acabam voltando para você como uma arma. Respostas detalhadas são interessantes, às vezes conclusivas. Entretanto, se tudo o que seu cliente está precisando é de uma resposta simples, o excesso de detalhes pode atrapalhar a mensagem.
Certifique-se do que está sendo perguntado antes de dar qualquer longa e detalhada resposta. Ouça, pergunte, compreenda e, só então, dê a sua resposta.
Se você acha que isso pode lhe dar mais trabalho, lembre-se de que não fazê-lo pode lhe custar uma venda.
Qual você prefere?
Fonte: Paulo Angelim - Consultor de Marketing.
2 comentários:
Boa noite Adriano Albuquerque!
Parabéns os assuntos abordados são de primeira qualidade e estão bem direcionados para as atividades dos profissionais preocupados com sua boa atuação no mercado.
Adriano Morais (seu colega)
Valeu amigão! Quero ver você no topo da sua empresa o mais breve possível...
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