sábado, 12 de fevereiro de 2011

Demissão - uma das decisões mais desagradáveis a serem tomadas.

Então, como fazer de maneira correta?

Na hora de demitir, não tente provar que estava certo nem tente justificar a sua atitude. Não censure ninguém, apenas seja o mais profissional possível, sem ressentimentos.

Embora seja tentador demitir em uma sexta-feira, ao término do expediente, saiba que este é o pior momento para se dar este tipo de notícia. Notificar o funcionário logo no início da semana, na parte da manhã, lhe dará tempo para colocar suas coisas em ordem, fazer as perguntas cabíveis e se despedir dos colegas - ele não precisa esperar o dia seguinte ou todo o final de semana.

Além disso, se você agir assim o funcionário não se sentirá explorado. Ele sabe que você já tomou esta decisão há algum tempo e dar este tipo de notícia no final do expediente pode parecer que você o está sugando ao máximo antes de comunicar sua decisão de demiti-lo.

Sempre que demitir alguém, certifique-se de dispor de todas as informações necessárias sobre auxílio-desemprego, pagamento de férias não usufruídas etc.

Se você estiver conversando com o funcionário sobre seu desempenho e relatando os motivos de sua demissão, não é necessário falar sobre cada infração cometida, que resultou na decisão de demiti-lo. Deixe o funcionário falar como se sente a respeito da demissão, mas não se sinta na obrigação de apresentar argumentos. Se possível, tenha esta conversa na sala dele ou em um lugar neutro, de modo que você posa se retirar se o funcionário tornar-se inconveniente ou insistir em negociar sua decisão.

Ao término da conversa, você deve expressar seu desejo de que ele encontre um novo emprego, para o qual esteja mais bem preparado. Não deixe nenhuma dúvida de que o está demitindo. Alguns líderes ficam tão preocupados em não se mostrar severos demais ao demitir alguém que a pessoa sequer percebe que está sendo demitida. Seja firme em sua decisão, mas seja também polido.

Veja abaixo algumas dicas de especialistas para o processo de demissão.

# Cara a cara #
- A maneira mais adequada para demitir alguém é pessoalmente. Telefonemas, telegramas, e-mails ou cartas servem apenas para complicar mais a situação, uma vez que e mais difícil esclarecer as dúvidas. Se a decisão foi tomada, chame o profissional em uma sala separada e inicie a conversa sem ser agressivo.

# Motivos #
- Seja claro com o profissional e diga os reais motivos da demissão. Não adianta colocar panos quentes dizendo que ele e um ótimo colaborador, mas que a empresa não precisa mais dele. Em algum momento ele deu bons resultados para a instituição, atendeu as expectativas e merece ser informado do seu bom desempenho, mas também deve saber o motivo pelo qual esta sendo demitido.

# Processo #
- Explique quais serão as etapas do processo de desligamento. Algumas pessoas na instituição tem cada vez mais lidado com informações confidenciais e importantes. Ao encerrar o processo de prestação de serviços, a empresa deve bloquear o acesso desse profissional a tais informações. Mas e importante comunicá-lo sobre o cancelamento do e-mail e outros.

Além disso, ele também deve saber que um outro funcionário irá acompanhá-lo durante a retirada de seus pertences na empresa, devolução de materiais e entrega de informações pendentes.

# Dúvidas #
- Escute o profissional e responda os questionamentos dele. Todos os pontos devem ficar esclarecidos, para que ele não saia da empresa com alguma dúvida.

# Cautela #
- Todo empregado ou ex-empregado conhece mais profissionais na área, clientes e futuros consumidores. O fato de ser desligado de maneira inadequada pode se tornar um multiplicador negativo para a sua empresa. Procure trabalhar o sentimento de perda ou raiva desse profissional. Isso fará com que ele fique calmo e não fale mal da instituição!

# Auxilio #
- Uma maneira de mostrar ao profissional que a demissão não e algo pessoal, ou que a instituição não guardará nenhum tipo de rancor é oferecer uma carta de referência. Também se coloque a disposição para receber telefonemas com pedidos de referência de outras empresas. Indicar onde ele poderá buscar ajuda profissional para se recolocar no mercado também e uma maneira de ajudar.

Quando o responsável pelo processo demissional orienta, escuta, acolhe, sabe ouvir, aconselha, orienta a carreira e respeita o profissional que esta sendo desligado da empresa, além de tornar o ato mais fácil e ético, deixa a situação menos dolorosa.
Além disso, evita o marketing negativo da empresa.

Quando possível, uma maneira decente de demitir um funcionário é ir fazendo isso aos poucos, como a história do gato que subiu no telhado. Primeiro, avisá-lo de que ele não está bem. Dar a ele um prazo para melhorar e combinar os objetivos que devem ser atingidos. Aí, alertá-lo de que o desempenho dele não melhorou e que ele estará tendo uma última chance. E finalmente, comunicar a decisão, com base em tudo o que já foi falado e repetido.

Demitir alguém que não esperava por isso, pode ou não, ser uma angústia para quem demite. Mas sempre será um desrespeito para com quem é demitido.

Fontes: Carreira & Sucesso, Profissão e Mestre, Max Gehringer.

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