sexta-feira, 31 de julho de 2009

Procedimentos em caso de Roubo ou Furto de Documentos, Celular e Outros Importantes.

É importante manter estes dados e informar a todos boas práticas em caso de roubo, furto ou perda de documentos.

- Chame imediatamente o SPC (11-3244.3030) e SERASA (11-3373.7272)e outros órgãos de crédito (se houver) para pedir que seja colocado um alerta de fraude em seu nome e número de CPF;
- Cancelar os cartões de crédito imediatamente;
- Fazer o Boletim de Ocorrência na Polícia mais próxima, imediatamente.

Dicas a seguir:

1. Cancelar os cartões de crédito imediatamente. Mas a chave é ter os números de telefone gratuitos e os números de cartões à mão, assim você sabe quem chamar.
Mantenha estes onde você os possa achar com facilidade.

2. Abra um Boletim Policial de Ocorrência (B.O.) imediatamente na jurisdição onde seus cartões de crédito, etc., foram roubados. Isto prova aos credores que você tomou ações imediatas, e este é um primeiro passo para uma investigação (se houver uma).

3. Chame imediatamente o SPC (11-3244-3030) e SERASA (11-33737272)e outros órgãos de crédito (se houver) para pedir que seja colocado um alerta de fraude em seu nome e número de CPF.
- O alerta serve para que qualquer empresa que confira seu crédito saiba que sua informação foi roubada, e eles têm que contatar você por telefone antes que o crédito seja aprovado.

4. APARELHO DE CELULAR E CHIP - A primeira medida que você deve tomar em caso de roubo ou furto do seu aparelho e/ou chip é notificar a sua operadora. Essa comunicação deve ser feita o quanto antes para que a linha seja bloqueada.
- Por lei, a linha pode ficar bloqueada por até 120 dias antes de ser liberada para o uso por outro cliente.
- É importante desbloquear sua linha dentro do prazo para evitar a perda do seu número. Com a compra de um aparelho novo, a linha é resgatada na própria loja.
- Todas as operadoras recomendam que o cliente guarde a caixa ou a nota fiscal do aparelho.
- Dependendo do tipo e modelo do aparelho você ainda pode bloquea-lo para ninguém mais utilizar... Na caixa original do aparelho, onde tem uma etiqueta com código de barra. Procure o código IMEI, que é o mesmo código que vem impresso na etiqueta da caixa. A operadora poderá bloquear utilizando alguns códigos como: *#06#

Veja a seguir os telefones para bloqueio de celular das principais operadoras:
- Claro: 1052
- Oi: 1057
- Vivo: 1058
- TIM: 0800-741-4141.
- TIM: Usuários corporativos devem discar 0800-741-0041

OBSERVAÇÃO: Caso você recupere o seu aparelho de celular e/ou chip roubado ou furtado de alguma forma, o procedimento é diferente. É preciso levar o documento de baixa do B.O. até uma loja da sua operadora para que o aparelho possa ser usado novamente.

OUTRAS IMPORTANTES:

5. Não assine a parte de trás de seus cartões de crédito. Em vez disso, escreva 'SOLICITAR RG'.

6. Ponha seu número de telefone de trabalho em seus cheques em vez de seu telefone de casa. Se você tiver uma Caixa Postal de Correio use esta em vez de seu endereço residencial. Se você não tiver uma Caixa Postal, use seu endereço de trabalho. Ponha seu telefone celular ao invés do residencial.

7. Tire Xérox do conteúdo de sua carteira. Tire cópia de ambos os lados de todos os documentos, cartão de crédito, etc. Você saberá o que você tinha em sua carteira e todos os números de conta e números de telefone para chamar e cancelar. Mantenha a fotocópia em um lugar seguro. Também leve uma fotocópia de seu passaporte quando for viajar para o estrangeiro. Sabe-se de muitas estórias de horror de fraudes com nomes, CPF, RG, cartão de créditos, etc... roubados.

O importante não será mais recuperar os objetos de roubo ou furto, mas fechar todas as portas para que o "LADRÃO" também não tenha o poder de usar ou utilizar nada que é seu.

É importante manter estes dados e informar a todos boas práticas em caso de roubo, furto ou perda de documentos.

Nenhum comentário: