sábado, 6 de junho de 2009

MBA é a sigla em inglês "Master in Business Administration".

A tradução literária significa Mestrado em Administração de Negócios. A utilização desta sigla no Brasil tem que ser lida, na maioria das vezes fora do conceito original, em virtude da já grande variedade de programas oferecidos no Brasil, com diferentes características que diferem das dos cursos originalmente criados nos EUA há mais de 100 anos.

No mercado estão sendo divulgados como MBA's, tanto cursos de especialização, extensão e aperfeiçoamento, que não sempre podem ser considerados MBA's, como os mestrados profissionais ou profissionalizantes (strico sensu) e cursos de pós-graduação (lato sensu).

Basicamente são duas categorias de MBAs: os "full-time", que exigem dedicação integral e os "part-time", que permitem conciliar vida estudantil com trabalho. A maioria dos programas brasileiros são "part-time" e existem variações dentre eles, como os à distância, de noite e executive MBA, e outros.

Hoje em dia um MBA é considerado um "must" no currículo não somente de executivos, mas também de qualquer pessoa formada que queira e têm potencial para desenvolver habilidades e conhecimento nas áreas mais importantes do funcionamento de uma empresa ou empreendimento. Os MBA's mais conceituados no mundo estão nos EUA e Europa. O Brasil, porém está produzindo programas de alto nível e competitividade internacional que já estão nos rankings internacionais mais respeitados.

Qual a diferença de pós graduação, MBA, mestrado e doutorado?
- A diferença básica entre os cursos está no conteúdo dos cursos, carga horária e finalidade.

- Um mestrado acadêmico visa a formação de professores universitários. Apresenta-se uma dissertação no final do curso. Estes duram normalmente de 24 a 36 meses.

- Os mestrados profissionalizantes objetivam a capacitação do aluno para a produção de novas técnicas e processos no mercado. O trabalho final pode ser uma tese, projeto ou análise de casos. A duração é normalmente superior a 12 meses.

- O MBA é tradicionalmente um curso de administração direcionado a profissionais de diversas carreiras, que queiram aprender a gerenciar negócios. Têm duração superior a 360 horas.

- O doutorado é destinado à formação de pesquisadores e a ampliar os conhecimentos de professores universitários. Defende-se uma tese após um período de curso de 48 a 60 meses.

Os cursos chamados de MBAs não são submetidos a avaliação do MEC. Existe no Brasil um grande número de cursos rotulados de MBA. Todavia, tais cursos não podem ser confundidos com cursos de pós-graduação stricto sensu. Tratam-se, na verdade, de cursos de pós-graduação lato sensu (especialização).

Como se preparar para um MBA internacional?
- A decisão de fazer um MBA é uma das decisões mais importantes na vida de uma pessoa e portanto deve ser planejada com muita cautela e antecedência. A final de contas os melhores programas exigem um investimento de até US$ 100.000 e dedicação integral, dependendo do programa por um período de até 2 anos, tendo que conciliar ao mesmo tempo, uma carga pesada de estudo, família e muitas vezes trabalho. Planeje todos os processos com no mínimo 1 a 2 anos antes do início do curso para poder se livrar de todas as etapas que envolvem testes de idiomas, burocracia interna no processo da empresa onde trabalha (pagando ou não por seu MBA), documentação a ser levantada para as fichas de inscrição, levantamento de capital, vistos,etc.

- Uma etapa importante para MBA's internacionais, mesmo no Brasil, é a preparação metódica para os exames TOEFL (proficiência na língua inglesa) e GMAT (teste para admissão em escolas de negócios), requisitado por quase todos eles. Como os programas são ministrados na sua grande maioria em inglês, o candidato deve ter proficiência plena no idioma para poder compreender a vasta literatura usada nos programas e as próprias aulas ministradas na língua estrangeira.

Fonte: CFA

Nenhum comentário: