sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Formando a imagem de um "profissional de sucesso".

Existem muitos profissionais tecnicamente competentes, mas que são incapazes de construir ou divulgar uma boa imagem pessoal no seu trabalho. Para mudar a imagem deste tipo de profissional, é necessário acrescentar conhecimentos específicos e uma boa dose de marketing pessoal.

O mundo atual é feito de mercados altamente competitivos e com mudanças constantes. Devido a este quadro, sempre é necessário, para qualquer profissional que preze pelo seu futuro, aparecer e estar presente na “vitrine” da vida profissional. A imagem de um profissional bem qualificado e que está preparado para enfrentar qualquer desafio, geralmente é formada por quatro pilares que podem se destacados abaixo:

1) Aparência;
2) Comportamento;
3) Comunicação;
4) Apresentação de Resultados.

Alguns dos pontos citados podem comunicar a idéia de competência, de responsabilidade e também pode demonstrar o seu comprometimento em atingir as metas estabelecidas pela empresa. Se eles não forem bem trabalhados, o efeito geralmente é o contrário, simplesmente distorcendo a maneira como você é vista pelas outras pessoas dentro e fora da empresa em que trabalha.
Então, o que fazer?

A Aparência
- Uma roupa espalhafatosa, ou mesmo casual demais, pode comunicar a idéia de que o sujeito é desleixado, desorganizado, inconseqüente ou rebelde. Mas vale pecar pelo excesso de sobriedade do que pela falta dela.
- Um acessório inadequado pode transmitir a idéia que o sujeito está na profissão errada.

O Comportamento
- Atraso crônico no término de trabalhos, reuniões, cumprimento de compromissos pode ter uma boa justificativa, mas, transmite forte idéia de descaso ou incapacidade de cumprir prazos.
- Manter a mesa abarrotada de papéis, ter sempre o ambiente desorganizado transmitem idéia de falta de controle. Da mesma forma, os excessos de objetos pessoais podem atrapalhar na hora de construir uma imagem de comprometimento.
- Resista à tentação de expor seus problemas pessoais no trabalho, além de dar margem a fofocas, você tira o foco das pessoas dos resultados que obteve.

A Comunicação
- Excessiva comunicação social, envio de e-mails não-profissionais dá a impressão de que o indivíduo não é firme no trabalho ou está com tempo de sobra.
- Fazer algum tipo de confusão no modo de se comunicar, transmite a idéia de amadorismo ou desconhecimento do assunto discutido.
- Crie um “círculo de apoio” composto de pessoas bem qualificadas e que tenham opiniões fortemente sustentadas.
- A dificuldade de diálogo ou hesitação na hora de relacionar-se com os colegas demonstram falta de espírito de liderança e limita suas opções de crescimento.

A Apresentação de Resultados
- Se o relatório contém erros - lá se vai à imagem de valor que ele deveria ter e com ela vai também a credibilidade dos dados contidos nele.
- Explicações muito longas na hora de apresentar indicam que a proposta não se sustenta sozinha. Seja objetivo e incisivo, explicando apenas quando for necessário.
- Não confunda apresentação com demonstração. A apresentação é o que você faz depois de ter reunido todas as informações de que precisa com o cliente potencial.

Fique Ligado!
Preste atenção em como você está sendo visto em seu emprego ou seu negócio e assuma o controle da sua imagem de forma proveitosa.

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