domingo, 4 de janeiro de 2009

Dicas valiosas para ter o seu currículo na Internet

Antes de começar a cadastrar seus dados nos sites disponíveis na Internet, cuidado! Existem inúmeros aproveitadores com promessas de vagas e oportunidades que irão deixar você de cabelo em pé. “Os vigaristas estão à solta, e eles são bons com o que fazem”, e é claro que entre esses existem muitas empresas confiáveis e pessoas honestas trabalhando.

Disponibilizar vagas e oportunidades na Internet já é uma febre e devido à facilidade encontrada, você deve e têm que procurar empresas conhecidas, indicadas por seus amigos ou pedir opiniões e orientações aos blogueiros que ficam de plantão 24h .

Como exemplo, eu já fui contatado por várias empresas, principalmente do Interior e da Capital de São Paulo, com oportunidades maravilhosas e que geralmente vêm com algumas lacunas, brechas e que se você não for muito experto e oportuno, vai perder grana e tempo precioso naquela “história de pescador”.

Algumas dicas para não cair nessas armadilhas de “conto de fadas”:
- Oportunidades que, só você preenche todos os requisitos é conversa que não engana mais a mais a ninguém. Existem algumas centenas de pessoas com os mesmos objetivos e necessidades que você, inclusive com o mesmo perfil.
- Você tem que se deslocar para uma outra cidade, e a empresa que está oferecendo a vaga avisa que ela só estará disponível até o dia seguinte ou no máximo 24h após a conversa com você. Não embarque nessa! Empresa nenhuma quer um profissional sem conhecê-lo antes e saber se você preenche todos os requisitos.
- Empresas que já oferece o seu emprego “garantido”. Pede para você se dirigir a filial mais próxima e todas as despesas são por sua conta, inclusive tem que pagar pela oportunidade de exclusividade da vaga, testes e dicas para melhorar seu currículo antecipadamente. Não pague nada a ninguém, pois, não foi você quem procurou aquele (a) agenciador (a).
- Empresas que pedem maiores informações sobre o seu currículo, para o preenchimento da vaga que tem todo o seu perfil. Quando você liga para a empresa, verifica que precisa fazer um contrato temporário ou preencher alguns relatórios on-line, com o pagamento de alguma quantia. Peça para eles enviarem por escrito ou por e-mail que a vaga é 100% garantida. Aí é só esperar deitado, porque sentado vai cansar.

Sites confiáveis e gratuitos:
Basta fazer uma pequena busca na Internet para encontrar diversas empresas oferecendo oportunidades e vagas gratuitas de empregos. No entanto, para não ser pego de surpresa no fim do mês, verifique se são gratuitos e por quanto tempo será o serviço não pago. Algumas oferecem um período limitado de 7 ou 10 dias de graça, mas passam a cobrar logo após o prazo. Se com tudo isso, você está certo que a empresa é honesta e vai desembolsar alguma espécie, antes, não custa nada conferir nos órgãos de defesa do consumidor daquela cidade, se há reclamações.

Minhas indicações de sites:
www.curriculum.com.br
www.vagas.com.br
www.catho.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Não sei se é comum não ser chamada pelas empresas que postam anuncios em sites de recolocação, mas já faço isso a quase seis meses e ainda não fui contatada. Preciso fazer uma assinatura? Observei em alguns outros blogs que outras passam pelo mesma situação, é normal?

Especialista em Gestão de Pessoas, Administração e Marketing. disse...

Tenho certeza que sim, principalmente se você já estiver trabalhando. Pelas pesquisas que tenho observado na Internet aproximadamente 5% das pessoas que estão trabalhando recebem novas propostas. Não se limite aos sites de recolocação, veja principalmente nos anúncios dos jornais locais, esses são mais utilizados pelas empresas e como são pagos elas querem os profissionais para ontem. Boa Sorte!