segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A Busca Constante Pelo AUTODESENVOLVIMENTO

É claro que você já sabe o que é autodesenvolvimento, não é! Como o nome diz “auto” é tudo o que vem de nós mesmos. “Se aprendemos sozinhos, somos autodidatas; se trabalhamos por conta própria, somos autônomos; se temos fé em nós mesmos, somos autoconfiantes.”

Nas últimas décadas, muitas empresas começaram a dar incentivos para que seus funcionários se mantivessem atualizados. Com isso, uma grande maioria dos funcionários dessas empresas e que também é muito comum entre os seres humanos, tiveram a tendência de manterem-se em sua zona de conforto, muitos deles habituaram-se a esperar que a sua empresa tomasse a iniciativa de treiná-las e reciclá-las, e isso vem sendo observado até os dias de hoje.

Nos últimos anos, porém, a realidade das organizações é diferente do que eram décadas atrás, e elas buscam incentivar os funcionários a investir em sua própria atualização. Aliás, não só incentivam como principalmente valorizam os profissionais que tomam a inciativa de desenvolver-se.

É esperado de todo profissional, autos e baixos em seus resultados, fases “boas” e “ruins”. Porém, profissionais campeões parecem conhecer mais as suas próprias reações internas diante dos fatos do dia-a-dia. Sabem o que estão sentindo e, dessa forma, conseguem impor mudanças na maneira como percebem esses fatos, sejam positivos ou negativos. Para esses campeões, conhecer o seu emocional parece ser a chave para o sucesso. Cursos das áreas de filosofia, comunicação e expressão, por exemplo, podem ajudar você a se conhecer mais e interagir melhor com o mundo à sua volta. Seus benefícios se refletem em todas as áreas da vida, inclusive a profissional.

É comum encontrarmos gestores comerciais procurando novos cursos, palestras, treinamentos, vídeos e novas técnicas de vendas, abordagens e de negócios para treinar sua equipe. É compreensível que o façam! Mas a questão é que treinamento em técnicas de vendas e palestras de motivação não possibilitam ao funcionário conhecer o que nele o está impedindo de ter uma melhor performance.

Autoconhecimento é um processo de desenvolvimento continuado, que não pode ser aprendido em treinamentos rápidos que oferecem fórmulas prontas, mesmo que estes sejam repetidos a cada ano.

Então desperte sua criatividade, exercite o seu lado direito do cérebro, crie os seus diferenciais. Seja um profissional consciente de si, autoconhecedor de seu mundo emocional, que vai além da busca pelo simples fechamento de um negócio.

Nenhum comentário: