sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Inteligência Emocional Versus Sucesso Profissional

Até pouco tempo atrás o famoso quociente de inteligência "QI" determinado pelas habilidades matemáticas e espaciais e pelo raciocínio lógico tinha forte ligação com o sucesso de uma pessoa. Devido ao conceito de “Inteligência Emocional”, esse tema abriu novas discussões, onde, segundo os estudos realizados pelo psicólogo Daniel Goleman, autor do livro “A Inteligência Emocional”, (Editora Campus/Elsevier, 1995), 90% da diferença entre as pessoas que obtém grande sucesso pessoal e profissional, e aquelas com desempenho apenas mediano, se deve a fatores relacionados a competências comportamentais.

O conjunto destas competências é o que podemos chamar de "Inteligência Emocional" e elas têm cinco componentes principais, que são:

# Autopercepção - É a capacidade das pessoas conhecerem a si próprias, em termos de seus comportamentos frente às situações de sua vida social e profissional, além do relacionamento consigo mesmo.

# Autocontrole - Ou capacidade de gerir as próprias emoções, seu estado de espírito e seu bom humor.

# Automotivação - Capacidade de motivar a si mesmo, e realizar as tarefas e ações necessárias para alcançar seus objetivos, independente das circunstâncias.

# Empatia - Habilidade de comunicação interpessoal de forma espontânea e não verbal, e de harmonizar-se com as pessoas.

# Práticas sociais - Capacidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipe.

A inteligência emocional caracteriza-se pelo modo como as pessoas lidam com suas emoções e com as das pessoas próximas no cotidiano. Isto envolve características como empatia, motivação, liderança, cooperação e autoconsciência.

Não tenha medo de enfrentar as adversidades do dia-a-dia, sempre com ânimo e coragem tente fazer do limão uma limonada. Arrisque-se e multiplique as formas pelas quais você pode contribuir para o sucesso da sua vida pessoal e profissional, e a de seus companheiros também.

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