sábado, 11 de dezembro de 2010

Horário flexível aumenta a produtividade?

As vantagens de uma rotina sem horário fixo agrada tanto o empregador quanto os colaboradores. Sem a rigidez do relógio para controlar o início e o fim do expediente, os funcionários ficam mais motivados e esta postura reflete na produtividade da empresa. Essa opção geralmente se aplica aos profissionais liberais e prestadores de serviços e é mais adotada nas multinacionais de tecnologia, que privilegiam a criatividade em detrimento de processos burocráticos e rotinas estruturadas. No Brasil a prática mais comum tem sido o "Banco de Horas".

A ressalva, de acordo com o vice-presidente de Operações e Finanças da ABRH-RS, Orian Kubaski, é sobre os riscos de autuações da fiscalização do trabalho, pois alguns sindicatos são contrários a esta prática: "Existe a ausência de bom senso de alguns colaboradores, que não respeitam as exigências legais como de no máximo duas horas extraordinárias por dia ou intervalos interjornadas inferiores a 11 horas.", explica.

Essa medida deve ser muito bem avaliada pelos empregadores para não atrapalhar a execução das tarefas. "Existem processos produtivos, cuja concentração de pessoal em determinados horários é determinante para a produtividade e eficácia do fluxo de produção. Isto precisa ser avaliado", ressalta Kubaski. Em contrapartida, outras atividades que exigem pesquisa e criatividade, independem do horário e local em que são executadas.

Algumas empresas brasileiras ainda ficam receosas em aderir ao horário flexível, mas trata-se mais de uma postura cultural, decorrente do conservadorismo. "A cultura trabalhista do Brasil está ainda muito baseada nas leis trabalhistas da primeira metade do século XX e também pela natureza de alguns métodos de produção que não permitem a flexibilização em grande escala", completa Kubaski.

Vantagens de um horário flexível para o trabalhador

* Uma maior flexibilidade para tratar de assuntos pessoais
* Mais disponibilidade para a família
* Diminuição dos níveis de stress
* Maior controle sobre o trabalho
* Melhor perspectiva sobre as tarefas profissionais, presentes e futuras
* Maior motivação profissional
* Possibilidade de trabalhar durante as horas em que se sente mais concentrado e criativo
* Diminuição dos gastos diários (transporte, combustível, alimentação, outros)

Vantagens dos horários flexíveis para a empresa

* Colaboradores mais dedicados e pró-ativos
* Colaboradores que trabalham nos momentos em que se sentem mais concentrados e inspirados
* Colaboradores que acabam por gostar (ainda mais) do trabalho que executam
* Colaboradores com maiores níveis de produtividade
* Colaboradores mais disponíveis
* Colaboradores mais satisfeitos globalmente
* Redução das faltas e menos incumprimento de horários (chegar tarde, sair cedo, etc)

Empresas, no entanto, devem ficar alertas: algumas entidades não são favoráveis à prática.

Fonte: Administradores.

Nenhum comentário: