domingo, 25 de julho de 2010

Você aceitaria um cargo de confiança para ganhar menos?

POR MAX GEHRINGER:

Recebi uma promoção, mas perdi o direito às horas extras porque meu cargo agora é de confiança. Só que, no fim das contas, vou ganhar menos do que ganhava. Sei que não devemos considerar horas extras como salário porque elas podem acabar.

MAX: O dinheiro da hora extra é um fator de curto prazo. O que você realmente ganhou com a promoção está no médio prazo – uma estrelinha no currículo. Com seu novo cargo, você poderá futuramente pleitear cargos semelhantes em outras empresas, com melhor remuneração, caso sua situação na empresa atual não se altere. O tempo lhe mostrará que, mesmo ganhando menos no primeiro momento, você brevemente acabará recuperando o que imagina estar perdendo, e mais um troco.

Há alguns dias ouço boatos de que a empresa em que trabalho está em má situação financeira e poderá vir a quebrar. Meu gerente disse que é fofoca. Devo acreditar nele?

MAX: Não, pelo menos do ponto de vista estatístico. De cada dez boatos desses que eu ouvi na vida, nove acabaram se comprovando. Caso a boataria seja verdadeira, o gerente está fazendo a parte dele. Se ele confirmasse que a situação está ruim, não só haveria uma debandada geral, como a produtividade e a motivação desabariam num momento em que as duas coisas precisam aumentar. Meu conselho é que você comece a acionar seus contatos, para não ser apanhada desprevenida na última hora.

Sonho com uma carreira internacional...

MAX: Quando criança, eu sonhava que podia voar. Suas chances de concretizar seu sonho são maiores do que foram as minhas. O primeiro passo é entrar em uma multinacional que tenha um programa de transferências internacionais. Fácil não será, mas vai depender de seu talento e de sua persistência.

Nos últimos 15 meses superei meus objetivos e recebi a classificação “ótimo” em minha avaliação. Mas há 20 dias fui dispensado. Meu gerente disse que os motivos estavam além da jurisdição dele, mas deu a entender que pessoas influentes não me viam com simpatia. Isso tem explicação?

MAX: Vamos supor que você nada tenha feito para despertar a antipatia dessas pessoas, muito pelo contrário. Mesmo assim, a resposta continuaria a mesma: sim, isso tem explicação. As causas é que podem variar. Você pode ser extremamente extrovertido. Ou deixar claro que não dá a mínima para o que os outros pensam a seu respeito. Ou emitir abertamente opiniões sinceras sobre qualquer coisa. Ou passar a impressão de que consegue facilmente resultados que seus colegas têm de ralar para conseguir. A lista é longa. Se por um lado nada disso é negativo, por outro pode gerar um desconforto em pessoas que não são assim ou que gostariam de ser e não conseguem. Se essas pessoas forem seus colegas, o resultado é a inveja. Se elas tiverem influência suficiente para afastá-lo, elas o farão. Isso não é justo, mas mesquinharias pessoais podem se sobrepor aos interesses da empresa. Eu apenas lhe daria uma dica. Caso você entre em outra empresa e venha novamente a ser dispensado sem um motivo plausível, tudo o que eu disse continua válido, mas não se aplica a você.

O que fazer quando se trabalha numa empresa em que tudo o que se vê é falta de competência, clima pesado, competição desmedida e uma diretoria que finge que não percebe esses problemas?

MAX: Mudar de emprego, correndo. Você descreveu o mapa do inferno. Porém, se na próxima empresa você encontrar novamente problemas dessa natureza, é bem possível que você esteja exagerando em sua avaliação.

Tenho um relacionamento bastante próximo de meu chefe. Saímos para almoçar, e ele me confidencia fatos e detalhes sobre a empresa que meus colegas ignoram. Isso é positivo?

MAX: Seus colegas certamente não ignoram essa proximidade entre você e seu chefe. E não devem estar muito satisfeitos em ser tratados de modo diferente. Como às vezes a receita do sucesso é a mesma do fracasso, você tanto pode vir a ser promovido como pode vir a ser queimado. Para não correr esse risco, não se afaste de seu chefe, mas não deixe que seus colegas se afastem de você.

Fui informado pelo departamento de Recursos Humanos que o supervisor que me contratou e me treinou será dispensado e que eu assumirei o lugar dele. Mantenho com essa pessoa laços de gratidão e de amizade. Não sei o que fazer. Ele ainda não sabe da situação. Devo dizer a ele? Posso recusar a promoção?

MAX: Pode, mas isso não iria mudar a situação de seu amigo supervisor. Se a empresa já decidiu substituí-lo, ele será substituído independentemente do que você venha a fazer. Seus sentimentos são nobres, sem dúvida, mas você não é responsável pela situação. A empresa viu em você condições para realizar um trabalho melhor. Quanto a antecipar a seu amigo o que vai acontecer, a cartilha corporativa manda você ficar calado até que a comunicação oficial seja feita por quem de direito. Mas, se eu estivesse em seu lugar, diria a verdade. Você precisaria ser muito dissimulado para passar vários dias fingindo que não sabe de nada, e pelo teor de sua mensagem isso não parece ser de sua natureza.

Fonte: Revista Época.

Nenhum comentário: