sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Novo emprego na sua mira? Saiba a importância da pesquisa inicial.

Em todo projeto que começamos na vida ou no trabalho, existem três etapas distintas:
a pesquisa, a ação e a avaliação. Cada uma tem sua importância e pular ou queimar qualquer das etapas compromete um bom resultado ao final deste processo.

Comecemos com a meta de conseguir um novo emprego por exemplo. É importante a fase da pesquisa, da coleta de dados, pois ela nos possibilita um diagnóstico dos pontos envolvidos na questão e nos dá um direcionamento mais claro quando partimos para a ação. Comece pelo seu currículo. Antes de atualizá-lo olhe para seu histórico profissional e acadêmico.

O que tem te atraído nos últimos anos, quais são suas áreas de interesse, o que te motiva? Você está no caminho certo? Você sabe que área te atrai? Quais seus pontos fortes e quais os pontos a serem melhorados? Responder a estas perguntas nos ajuda a fazer um diagnóstico de nós mesmos e a entender melhor de onde estamos vindo, onde estamos e para onde queremos ir. Só então comece a atualizar o seu currículo.

Pesquise modelos de currículos atuais, a internet oferece algumas opções para ajudá-lo. A partir dai a pesquisa continua com um levantamento de pessoas de sua rede de relacionamentos que possam conhecer alguma vaga em aberto.

Depois pesquise os sites de empregos. Sei que algumas pessoas têm restrições quanto à sua utilização mas a quantidade de vagas disponíveis é enorme. Cuidado apenas com a questão do período gratuito que se transforma em pago.

Avalie sua eficiência e decida se quer pagar ou não antes de expirar o prazo. Uma dica importante: a segredo para o seu currículo ser visto em um site de empregos reside da maneira como você define seu perfil. Muitos destes sites misturam função com setor da economia o que dificulta o cadastramento e obviamente dificulta as empresas encontrarem seu currículo.

Continuando sua pesquisa, faça uma lista de empresas em que você gostaria de trabalhar. Aqui vale sonhar mesmo. Escolha 20 empresas. A grande maioria dos sites de empresas hoje possui uma seção Trabalhe Conosco, onde você poderá cadastrar seu CV. E para concluir nossa fase de pesquisa, converse com conhecidos e pesquise empresas de assessoria em recrutamento.

Seu CV é uma matéria prima importante e necessária ao bom andamento destas empresas. E tem uma vantagem adicional: nestas empresas você sempre tem alguém para conversar e saber do andamento de seu processo. Pronto, concluído este levantamento esta na hora de partir para a segunda fase que é a ação: atualize o CV, contate os amigos, cadastre-se nos sites de emprego de seu interesse e cadastre seu CV nos sites das empresas de sua lista.

E para concluirmos, na terceira fase, de tempos em tempos devemos parar e avaliar os resultados. Olhar para toda a pesquisa e as ações e verificar o que funcionou e o que não funcionou. E alterar os pontos que não funcionaram para aprimorar o processo e continuar na busca do resultado esperado: o seu novo emprego.

Fonte: Blog C. Roberto

Nenhum comentário: