domingo, 25 de outubro de 2009

Você sabia? Terno escuro e cabelo curto fazem diferença nas entrevistas

Para os recrutadores, o visual ideal dos candidatos na hora de uma entrevista de emprego é terno preto, cabelo curto, sem barba e sem bigode. Essas são informações presentes na pesquisa A Contratação, a Demissão e a Carreira dos Executivos Brasileiros 2009, realizada pela Catho Online. Segundo os dados, 43,2% da preferência dos recrutadores é pelo terno de cor preta, seguido pelo azul-marinho, com 36,1%; e 96,6% preferem candidatos com cabelo curto.

Já a preferência pelo entrevistado sem barba e bigode é praticamente unânime, com 91,3%. No entanto, entrevistadores mais jovens (com menos de 25 anos) e mais maduros (com mais de 55 anos) são ligeiramente mais receptivos a candidatos com barba.

Ainda segundo a pesquisa, 46,2% dos recrutadores alegam que a ausência de um traje formal para a entrevista não influencia negativamente. Apenas 25% dos entrevistadores alegam que essa ausência é uma influência negativa. “Conforme a pesquisa apontou, essa rejeição aumenta conforme o porte da empresa diminui. Quanto menor a empresa maior a rejeição”, analisou Adriano Meirinho, diretor de Marketing da Catho Online.

Saiba também que os desafios, a liberdade e chance de crescer motivam mais que salário.

Ao contrário do que muita gente acredita, a possibilidade de acumular dinheiro e bens não é o fator que mais motiva os profissionais no trabalho. Desafios a vencer, liberdade e autonomia para tomar decisões e oportunidades de crescimento hierárquico são os fatores que mais influenciam positivamente e motivam os profissionais.

A pesquisa foi realizada pela Catho Online, 86,9% dos profissionais se sentem muito motivados frente à possibilidade de vencer desafios.

Além disso, o estudo indica que 86,5% dos profissionais pensam que ter autonomia e liberdade de ação dentro da empresa é fator muito motivador, enquanto 84,2% valorizam as chances de crescimento na organização. Manter a motivação profissional dos colaboradores de uma empresa sempre traz bons resultados.

“Obter altos índices de satisfação no trabalho resulta em retenção de talentos, maior produção e clima organizacional favorável, entre uma série de outros benefícios”, diz Adriano Meirinho, diretor de Marketing da Catho Online.

A pesquisa foi realizada entre os meses de março e abril deste ano. A análise contou com a opinião de 16.207 participantes, que responderam a um formulário online com 299 perguntas, questionando sobre essas dimensões da vida do profissional. Foram levadas em consideração apenas as respostas de profissionais que trabalham em empresas privadas e que possuem mais de 18 anos de idade.

Nenhum comentário: