A rede de relacionamentos, ou networking, é considerada por consultores de recursos humanos uma boa ferramenta para ser usada nessa época de crise econômica.
A rede de relacionamentos pode ajudar indicando diretamente o profissional para a vaga, informando onde estão as vagas na área dele ou espalhando para outras pessoas do mercado que aquele profissional está disponível no mercado.
O avanço das redes de relacionamento como Linkedin, Orkut, Facebook e Twitter faz com que os recrutadores utilizem essas ferramentas da internet na hora de selecionar os profissionais para as vagas de emprego.
Selecionadores dizem que é possível tirar proveito dessa tendência, mas alertam: os candidatos devem tomar muito cuidado com o que colocam na web, pois as informações na rede mundial de computadores são públicas e dependendo do que é encontrado nos sites, as pessoas podem ser descartadas da seleção.
Essas ferramentas permitem que a empresa faça uma preavaliação da pessoa. Os selecionadores podem identificar o perfil, os valores e os interesses pessoais dos profissionais, verificando assim se eles são adequados à cultura e à ambientação da organização, antes mesmo de uma entrevista pessoal.
O Linkedin é o site mais recomendado para quem busca emprego porque ali é possível entrar em contato com profissionais da área de atuação, saber informações sobre o mercado, acompanhar abertura de vagas e de cursos.
Já quem usa o Twitter pode ficar sabendo da abertura de vagas em tempo real.
Geralmente as empresas costumam colocar os nomes dos candidatos no Google. A partir daí elas ficam sabendo de que redes sociais eles participam e acessam esses sites para verificar o conteúdo dos seus perfis.
Recomenda-se que os profissionais não expressem opiniões em assuntos de fóruns de discussão que não dominam e tomem cuidado com erros de português.
Lembre-se que as redes sociais favorecem a indicação de profissionais. Por isso, não pode valorizar a rede de contatos só quando ficar desempregado e as informações nos perfis das redes devem ser colocadas com bom senso.
Segundo informações, em todo mundo cerca de 80% das vagas são preenchidas por indicação e apenas 20% são por algum tipo de recrutamento.
Eventos da empresa, festas de aniversários e até "happy hours" com os colegas são ótimas oportunidades de se tornar conhecido e divulgar suas idéias corporativas. Essas situações informais são importantes para a pessoa trocar idéias, se mostrar, para as pessoas a conhecerem.
Boa Sorte!
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