domingo, 14 de setembro de 2008

Como fidelizar os clientes nos dias atuais?

Com tantas opções disponíveis, lojas similares, cartões de crédito sem anuidade, cheques pré-datados, guerra de preços e atendimento preferencial, são muitas as facilidades encontradas pelo consumidor para adquirir aquele produto ou serviço pelo melhor atendimento e pelo menor preço. E com as várias empresas que vendem pela Internet, ficou ainda mais difícil seduzir e fidelizar clientes.

Mas o que é preciso fazer para seduzir e fidelizar os clientes a comprar o mesmo produto ou serviço na sua empresa? É necessário utilizar a arte da sedução, de preferência com profissionais treinados, capacitados e dispostos a utilizar as várias técnicas de vendas e marketing existentes, identificando de maneira espontânea e voluntária o cliente de valor real, de potencial, não desprezando os clientes com menor poder de compra. Lembro que todos os clientes interessados em adquirir algo têm poder de compra, mesmo que não seja naquele momento. Eles facilmente podem promover a sua empresa e indicar a um amigo(a) ou podem ajudar a perder um grande cliente. É primordial estimular a vocação natural dos colaboradores em tratar bem os clientes (qualquer um deles), mudar o paradigma de seriedade no local de trabalho, a couraça, a suspeita, a indiferença, as máscaras nos relacionamentos, nos atendimentos e no trato com o semelhante, preferencialmente se este for o cliente.

O uso do o empowerment ajuda e muito na fidelização, e a lealdade dos clientes geralmente vem com o tempo de uso dos seus serviços por ele. A qualidade dos serviços prestados ajuda na concretização do todo, onde, a “qualidade” já passou a ser vista há muito tempo como uma entidade que se mistura a toda organização e que tende a consolidar o nome da empresa nas mentes dos clientes. O sucesso das vendas dos seus produtos ou serviços sempre vão depender dos profissionais da linha de frente, da qualidade dos serviços e produtos, do entender das necessidades dos seus clientes pelos seus funcionários, e da vontade de satisfazê-los e mantê-los sempre satisfeitos.

Tudo o que foi informado, já vem sendo comentado e discutido por vários estudiosos de administração e marketing há algum tempo, e nada mais é do que a arte de aplicar a “qualidade total” revolucionando a forma de pensar e agir da sua empresa na presença dos clientes.

Veja também os 10 mandamentos da Qualidade Total, no artigo disponível nesse mesmo blog no mês de Março. Até breve!

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelas dicas e informações que estão no blog.

Abelardo Salvador

Anônimo disse...

Adriano, fala sério!

Qual empresa pratica isso ao pé da letra? quase nenhuma.
Valeu a leitura, mas a implantação só uma grande empresa pode fazer.

Inté lá in riba!!!

Anônimo disse...

Bom artigo cara!!!

claro que não há perfeição dentro da empresa, mas cada uma tenta chegar a sua excelencia...

tb tenho um blog que falo sobre adm...
www.antesdahora.blogspot.com

abs