domingo, 27 de dezembro de 2009

Consultoria aponta 10 tendências estratégicas para 2010

Fim de ano é época de rememorar o que passou, mas também de olhar adiante e pensar no que vem pela frente. Isso se aplica às empresas, que precisam definir metas, planos de ação e de investimentos. O Gartnet, líder mundial em pesquisas e aconselhamento na área de tecnologia da informação, aponta dez principais tecnologias estratégicas, aquelas que impactam as iniciativas de longo prazo das organizações para 2010.

Confira as 10 tendências que podem ajudar e transformar os negócios no ano que vem.

Computação em nuvem (cloud computing - o modelo da nuvem computacional, com recursos e serviços distribuidos é uma tendência forte. Sua utilização, diz o Gartner, não elimina o custo das soluções de TI mas ajuda a reorganizá-los e pode até reduzi-los em alguns casos. Com serviços em nuvem, as empresas fornecem cada vez mais informação, aplicações e processos aos seus clientes e parceiros.

Análises Avançadas - regras fixas e políticas pré-definidas deram lugar às decisões a partir de informações corretas na hora correta, seja por meio da gestão do relacionamento com clientes (CRM), do planejamento de recursos empresariais (ERP) ou de outras aplicações. É um novo passo, diz o Gartner, que olha para o futuro e prevê o que vai ou pode ocorrer.

Client Computing - a virtualização cria novas formas de empacotar aplicações e capacidades de client computing, tornando menos crítica a escolha das plataformas de hardware e sistema operacional. Para o instituto, as empresas devem estabelecer um roadmap estratégico de cinco a oito anos para client computing, definir uma abordagem para os padrões de dispositivos, propriedade e suporte; seleção, implementação e atualização do sistema operacional e da aplicação; e planos de gerenciamento e segurança para administrar a diversidade.

TI Verde - a onda ecológico e a preocupação com a redução no consumo de energia deve ficar ainda mais forte, e a TI pode tornar viáveis muitas iniciativas 'verdes', como o uso de documentos eletrônicos e o incentivo ao trabalho via teleconferência, além de ferramentas analíticas que podem ser implementadas para a redução do consumo de energia em transporte ou outras atividades.

Remodelagem do Data Center - os custos serão menores se as empresas adotarem uma abordagem pod-based, método de engenharia de estrutura, para a construção e expansão dos data centers. Cortar despesas operacionais libera recursos que podem ser aplicados em outros projetos ou investimentos em TI ou até mesmo no próprio negócio.

Computação Social (Social Computing) - empresas devem perceber que o funcionário não quer dois ambientes diferentes - um para os produtos do trabalho e outra para ter acesso a informações "externas". O foco a ser adotado é o uso de software e mídia social na companhia e a integração com comunidades externas patrocinadas pela empresa e públicas.

Segurança e Monitoramento de Atividades - o foco da segurança evoluiu do 'muro' que mantém os outros de fora para o monitoramento das atividades e a identificação de padrões que foram esquecidos anteriormente. As ferramentas de monitoramento e análise complementares ajudam a perceber e investigar atividades suspeitas, inclusive com alertas em tempo real ou atuação direta nas transações. Observando os pontos fortes e fracos dessas ferramentas, as empresas entendem como podem usá-las melhor para se defenderem e para atender às exigências de auditoria.

Memória Flash - a novidade na memória flash é, segundo o Gartner, que ela está se movendo para um novo nível no plano de storage - e a desvantagem do preço mais alto em relação aos discos giratórios está chegando ao fim. Por isso, essa tecnologia deve obter taxa composta de crescimento anual superior a 100% nos próximos anos, e será estratégica em muitas áreas de TI. Outras vantagens, aponta o Gartner, incluem espaço, aquecimento, performance e robustez.

Virtualização para aumentar disponibilidade - a virtualização esteve entre as principais tecnologias estratégicas em anos anteriores e continua na lista por novos elementos, como a migração dinâmica, permite obter a maior disponibilidade possível e alterar as configurações rapidamente quando for preciso.

Aplicações Móveis - até o final de 2010, estima-se que 1,2 bilhão de pessoas vai levar consigo dispositivos com capacidade de fazer transações comerciais móveis, favorecendo a convergência da mobilidade e da web. Plataformas como Apple e iPhone já têm alguns milhares de aplicações. O mercado limitado e a necessidade de codificação única podem favorecer uma versão que opere de forma flexível tanto em PCs como nos sistemas em miniatura, diz o Gartner.

A lista do Gartner deve ser usada como ponto de partida, diz o vice-presidente e analista Carl Claunch. "Ao determinar o que é certo para cada companhia, a decisão pode não ter relação alguma com uma determinada tecnologia. Em outros casos, essa decisão pode ser a de continuar investindo em tecnologia nas mesmas taxas atuais. Ou, ainda, a decisão poderá ser testar um piloto ou implementar uma tecnologia mais agressivamente", afirma.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Onde Comprar o Celular Made in China?

Se você está lendo este artigo é porque já está pensando em comprar um aparelho fabricado na China. Mas como é possível que os celulares e outros aparelhos “alternativos” oferecerem uma tecnologia aparentemente mais desenvolvida e, mesmo com nomes que nitidamente dão margem para ações de plágio, não sejam punidos por isso?

Na China existem muitas industrias de alta tecnologia que produzem equipamentos eletrônicos sem marca, e isto permite que empresas do mundo todo comprem estes celulares e adicionem suas marcas.

A China é hoje um dos países que tem maior participação mundial na fabricação de produtos. Para se ter uma idéia, segundo dados da TDC Trade, o país é responsável por 75% dos relógios, 50% das câmeras digitais, 42% dos monitores e 35% dos celulares fabricados no mundo. E isso inclui os produtos originais que você tem na sua casa. Tudo isso porque as grandes empresas, como a Apple, IBM, Motorola, LG e qualquer outra grande que você imaginar, terceirizam a fabricação de componentes e, muitas vezes, de uma linha de produção inteira, para subsidiárias chinesas.

Vale a pena comprar um produto chinês? Celular com dois chips, televisão, rádio, mp3 player, câmera fotográfica, webcam, pendrive, filmadora... E tudo isso por um preço, em geral, bem abaixo do mercado nacional.

Mas antes de comprar um genérico analise a sua necessidade. Não pense apenas no preço ou no número de funções. Pense também em outros fatores como o menor tempo de garantia e falta de assistência técnica. Se você está comprando um aparelho para durar um bom tempo, talvez não seja uma boa escolha. Agora se você está comprando um, pensando em trocar pelo modelo mais novo daqui a aproximadamente um ano, por que não considerar algo do gênero!

De qualquer forma se você for adquirir um produto genérico, atente para alguns detalhes importantes antes da compra: Verifique quais são e como funcionam os prazos de garantia e entrega, converse com outras pessoas que tenham adquirido um produto similar, procure a avaliação das empresas que você está pensando em comprar na internet, imprima todas as telas (print screen), guarde todas as informações digitalizadas e de preferência, compre no cartão de crédito se tive a possibilidade, pois, é mais seguro.

Seguem abaixo, algumas empresas avaliadas até dia 12 de Dezembro de 2009 pelo site: www.reclameaqui.com.br

1º MERCADO LIVRE = www.mercadolivre.com.br
- 8.788 RECLAMAÇÕES (site não recomendado)
2º COMPREDACHINA - FENIX DO ORIENTE = www.compredachina.com
- 3.033 RECLAMAÇÕES
3º FATOR DIGITAL – DIGIFACTOR = www.FatorDigital.net
- 1.764 RECLAMAÇÕES
4º COMPREBARATODACHINA – PAGSEGURO = www.comprebaratodachina.com.br
- 836 RECLAMAÇÕES
5º MPX SHOP = www.mpxshop.com.br
- 302 RECLAMAÇÕES (site não recomendado)
6º MPOFERTA = www.mpoferta.com
- 165 RECLAMAÇÕES
7º MPTUDO = www.mptudo.com
- 124 RECLAMAÇÕES
8º MERCADO DA CHINA - http://www.mercadodachina.com.br
- 23 RECLAMAÇÕES (site não recomendado)
9º ASIATRONICS = www.AsiaTronic.com
- 19 RECLAMAÇÕES (sem índice para avaliação)
10º LOJA 4TECH = www.nhf.com.br
- 3 RECLAMAÇÕES (sem índice para avaliação)

É claro que quanto maior for o número de acessos, mais tempo a empresa estiver no mercado e com maior número de compras, maior será o número de reclamações! É primordial dar uma olhada mais detalhada nas reclamações que são feitas e ver o índice de soluções resolvidas.

Deixe também a sua contribuição.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Segunda opção de carreira demanda avaliação prévia

É cada vez mais raro encontrar quem esteja seguro sobre seu futuro profissional. Turbulências na economia e constantes mudanças nas empresas exigem que as pessoas estejam preparadas para um "plano B". Ter uma segunda opção de carreira e uma reserva financeira é fundamental para todos, afirma Irene Ferreira Azevedo, consultora da DBM.

"Não apenas quando há demissão, mas, se o trabalhador não está mais satisfeito com o que faz, é importante que ele possa dizer "não'", acrescenta. Mas partir para um "plano B" e mudar de carreira requer cautela e planejamento. Para Fernando Dias, diretor de projetos da Career Center, além da reserva financeira, deve haver uma preparação psicológica.

"Hoje em dia, ser demitido é uma possibilidade para todo mundo. O profissional não pode deixar isso abalar muito a autoestima", alerta. Dias esclarece que o "plano B" deve ser desenvolvido de acordo com as habilidades do trabalhador. "É interessante focar seus talentos e atividades que deem prazer."

Para quem pensa em uma alternativa porque não está feliz com a ocupação, o primeiro passo é avaliar se o descontentamento é com a atividade ou se é provocado por um ambiente de trabalho ruim ou por problemas pessoais, pondera Dias.

Segundo César Souza, presidente da consultoria Empreenda, a ocasião adequada para mudar é quando a carreira está estabilizada e não há mais desafios na profissão.

"O melhor momento para mudar é no sucesso. É poder dizer: 'Sou bom nisso, já provei, agora posso me dar ao luxo de fazer o que realmente gosto'."