segunda-feira, 23 de junho de 2008

Como você observa o endomarketing?


Conheço empresas que deixam muitos de seus colaboradores de lado, esquecendo que os demais funcionários também precisam saber quem são e o que todos fazem no seu dia-a-dia.

Desenvolver ações em conjunto com todos os colaboradores sempre será primordial para a implantação de qualquer tipo de produto ou serviço dentro de uma companhia séria. Se todos comprarem a idéia principal, caminharem na mesma direção e com o mesmo comprometimento, existirá uma empresa sólida o suficiente para agüentar todas e quaisquer dificuldades, assim, fica mais fácil evitar erros comuns na administração que geralmente quebram ou deixam empresas em péssimas situações.

Realizar confraternizações, reuniões e ter atitudes comuns com todos os membros de uma empresa fortalece o relacionamento, cria raízes, desenvolve grandes idéias e dá oportunidades à prata da casa, cujos resultados valem mais que ouro puro. Desde que não haja barreiras e nem diferenciações quer no receber, quer no servir ou no presentear, alavanca resultados incríveis dentro de qualquer companhia, colocando a organização no topo das mais desejadas, porque o cliente interno satisfeito produz mais sem ser preciso ninguém solicitar ou impor de qualquer outra forma.

Com o que conhecemos nós já podemos definir o endomarketing como um conjunto de ações focadas no público interno e que tem como objetivo maior conscientizar funcionários de todos os níveis hierárquicos para a importância do atendimento de excelência ao cliente final.

Posso afirmar pela minha experiência que o endomarketing não é só motivação. Falo isso, porque algumas empresas acham que um único programa de incentivo irá solucionar problemas, desenvolver grandes idéias e deixar os seus colaboradores trabalhando numa mesma direção! Ainda bem que cada vez mais as empresas estão investindo em projetos de comunicação interna e estes investimentos vêm se transformando em melhores resultados operacionais, melhorando a vida de todos nós “dentro e fora”.