domingo, 24 de fevereiro de 2008

A persistência é mais importante do que a motivação?


Muitas vezes sim, pois a motivação é aquilo que faz com que você queira algo e corra atrás dos seus objetivos, já a persistência faz com que você não desista. Existem muitas pessoas motivadas mas pouco persistentes, a quem popularmente chamamos de "fogo de palha".
Por que você deve ser persistente?
Lembre-se que a persistência confere a maior de todas as vitórias: a vitória pessoal, o sentimento de que você conseguiu aquilo que queria.
Eu faço a minha parte e faço a diferença!

COMPETÊNCIAS QUE FAZEM A DIFERENÇA!


Você sabe quais são as competências que fazem a diferença nos dias de hoje?
Competitividade, produtividade, agilidade e racionalização de custos são as principais.
Segundo uma consultora de orientação profissional, as competências mais apreciadas atualmente no mercado são a capacidade empreendedora, saber trabalhar sob pressão, ser comunicativo, criativo e inovador, além de saber negociar, ter capacidade para planejar, organizar e liderar.
Ser assertivo na hora de tomar decisões, tendo flexibilidade e agilidade em situações inesperadas. Fora estas, você acha que têm outras que pode ser encaixada aqui?

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Termos Técnicos de Marketing


Os mais conhecidos:
* Advertising - Propaganda.
* Benchmarking - É a busca das melhores práticas de produtos ou serviços de concorrentes.
* Blindtest - Teste-cego. O consumidor não conhece a marca.
* Brand - Marca.
* Break-even-point - Ponto de equilíbrio. Definição de um preço para cobrir os custos.
* Briefing - Instrução específica ou Instrução resumida.
* Budget - Orçamento, verba, dinheiro.
* Business to Business ou B2B - Empresas que prestam serviços ou vendem produtos a outras.
* CEO (chief executive officer) - É o cargo mais alto da empresa.
* Clipping - Conjunto de anúncios, recortes etc. sobre um determinado assunto.
* Dumping - Utilização do preço para domínio de mercado (venda abaixo do custo).
* Feedback - Exame de um acto em execução ou já executado. Retorno.
* Feeling - Percepção, tacto, sentimento etc.
* Holding - Sociedade que tem o seu capital formado pela maioria das acções de outras empresas. * Know-how - Conhecimento específico.
* Key Account - Cliente chave.
Fonte: www.ipv.pt/marketgloss

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Networking - Você sabe fazer?


Não é difícil, sabendo como fazer é claro.
1- Você deve começar por pessoas conhecidas, com os colegas da Faculdade como exemplo.
2- Freqüentando ambientes públicos, conhecendo pessoas que já têm um bom networking. Geralmente elas costumam aparecer em seminários, feiras e eventos.
3- Não cometendo o mais comum dos erros, o de pedir algo já no primeiro contato.
4- Estruturar um networking é como construir uma casa: primeiro, os alicerces. E o momento ideal para começar é quando não se está desabrigado. Além de tudo paciência.
E você, têm mais uma dica?

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

MIX DE MARKETING


Nos 4 P’ s o mercado é visto do lado do vendedor (empresa), com uma visão orientada para o produto e menos para o cliente (consumidor).
- PRODUTO
- PREÇO
- PONTO
- PROMOÇÃO

Os 4 C’ s mostram perspectivas de visão para os profissionais de marketing, a da empresa e a do cliente.
- CLIENTE
- CUSTO
- CONVENIÊNCIA
- COMUNICAÇÃO

A análise dos 4 A’ s consiste basicamente em buscar e processar as informações importantes e úteis ao processo decisório da empresa.
- ANÁLISE
- ADAPTAÇÃO
- ATIVAÇÃO
- AVALIAÇÃO

# Para entender melhor esse Composto ou Mix de Marketing aconselho a ler os livros e matérias de Stephen Kanitz e Philip Kotler que abordam o assunto.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Plano Estratégico - Versus - Necessidade de Mudar


"Nada é mais difícil do que a arte das manobras, e mais difícil ainda é tornar direto o percurso aparentemente desviado e transformar os infortúnios em vantagens".
Passar a incorporar a visão de processos nos negócios na busca pela qualidade, produtividade e eficiência gerencial já não é nenhuma novidade. Com a invasão tecnológica que vem acontecendo nos últimos anos, às empresas tem despertado para a necessidade estratégica como questão de sobrevivência.
Com isso, acredito que todo plano estratégico tem e deve ser revisto a cada seis meses sem perder a visão inicialmente traçada pelos executivos. Você acha que isso acontece na maioria das empresas?

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

FAZER A DIFERENÇA PARA ALCANÇAR O SUCESSO!


1- Visão - Projete suas idéias para o futuro.
2- Tenha objetivos bem definidos - Tente não desviar do alvo.
3- Paixão pelo que faz - Quando você quer, você consegue.
4- Curiosidade - Perguntar não faz mal.
5- Disciplina - Faça o que tem de ser feito.
6- Iniciativa - Não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje.
7- Habilidade - A arte de vender.
8- Coragem - Com os pés no chão, seja sempre ousado.
9- Oportunidades - Preste atenção em tudo.
10- Criatividade - Tudo que é bom pode ficar melhor.
11- Persuasão - Acredite no que faz e convença.
12- Humildade - Não deixe o sucesso lhe subir a cabeça.
13- Persistência - Na dúvida continue tentando.
14- Sonho - Esse poder faz mover montanhas, concretize.
15- Você - Faça a diferença.

A INICIATIVA FAZ DIFERENÇA!


É a qualidade e não a quantidade de horas trabalhadas que faz um bom profissional, e essa qualidade é que geralmente destingue o funcionário notável do medíocre.
Por isso, a pró-atividade é um dos pré-requisitos necessários para se trabalhar em uma grande e boa empresa.
Portanto, tenha sempre iniciativa e faça você a diferença.

Confiança e a Auto-Estima no Trabalho.


Ter uma postura determinada e segura compõe uma imagem adequada ao seu marketing pessoal. Você tem avaliado o seu desempenho, estudou o mercado e a sua companhia profundamente, planejou uma argumentação sólida e coerente para respaldar seu pedido de aumento salarial e negociou. Se mesmo assim a empresa tem sucessivamente negado um reconhecimento efetivo pelo trabalho, é hora de considerar a possibilidade de mudar de emprego. Afinal, tapinha nas costas não paga contas.
Lembre-se, "se você pensa que pode, você pode".

Dicas: O QUE NÃO FALAR NUMA ENTREVISTA DE EMPREGO


- Não faça comentários pessoais sobre a empresa ou o chefe anterior.
- Não demonstre falta de interesse na vaga.
- Nunca coloque em questão a idoneidade da empresa.
- Não questione o selecionador sobre costumes internos da empresa.
- Não pergunte sobre o salário pago pela empresa e jamais peça aumento durante a entrevista.
# Lembre-se, apresentar-se bem é fundamental.
Fonte: Catho Notícias.

Responsabiliade Social - As empresas sabem utilizar?


Na maioria das vezes que observo as empresas que falam sobre a responsabilidade, só consigo ver uma ação de Marketing e não de Responsabilidade.
Antes de se fazer qualquer divulgação de Responsabilidade Social, as empresas devem saber que a maior ação significa ter uma visão mais preocupada e empreendedora com a área onde ela está instalada, mesmo que não seja para obter lucro. Para mim uma ação social sempre está ligada a uma responsabilidade, quando se tenta atingir um desenvolvimento sustentável com mais qualidade de vida. E você o que acha?

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

"Existem cinco causas para se prever uma vitória" SUN TZU.


1- Aquele que sabe quando pode combater e quando não pode alcançar a vitória.
2- Aquele que, servindo-se de grandes ou de pequenas forças, entende como tornar-se vitorioso.
3- Aquele que consegue concentrar todo seu time em um só objetivo será vitorioso.
4- Aquele que é prudente e espera por um inimigo imprudente será vitorioso.
5- Aquele cujos executivos são hábeis e possibilitados de atuar sem interferências será vitorioso.
Escrito há 2500 anos, ainda orienta?

Você confia em pesquisas de mercado?


Se faz necessário arracar os executivos do conforto, uma vez que eles não querem ver os horrores operacionais e nem os seus clientes insatisfeitos. Com que frequência a sua diretoria observa o mercado com os seus próprios olhos? Pois é, ou você aluga os seus olhos para que eles possam enxegar ou você despacha questionários de pesquisa de mercado?

Você incentiva à criatividade?


Constata-se a necessidade das empresas se moldarem aos novos métodos produtivos e aos avanços tecnológicos, com estrategistas cada vez mais criativos. Para uma organização ter um ambiente propício à criatividade, ela deve buscar em todos os seus colaboradores uma adesão intelectual e emocional, não esquecendo de reconhecer e recompesar as idéias inovadoras que aparecerem. O que você acha do incentivo dado pelas empresas?

O que é Empowerment?


"O Empowerment objetiva a delegação de poder de decisão, e também é um processo de delegação de tarefas e responsabilidades ou simplesmente é um modelo de gestão participativo que estimula uma delegação, gerando comprometimento e maior envolvimento tendo como foco melhores resultados".

O empowerment, ou seja, a autonomia para que um funcionário execute o seu trabalho da forma que achar mais conveniente, seguindo diretrizes básicas de ação, tem profunda vinculação com a cultura organizacional da empresa. E para que a autonomia funcione adequadamente, ela deverá estar fundamentada na confiança, sendo que uma não existe sem a outra.
E você, o que acha?

Embuta a execução na estratégia


"Seus resultados dependem do desempenho de todos, do topo as linhas de frente. E ela se destaca dos concorrentes por sua capacidade de execução somente quando todos os membros da organização estão alinhados com a estatégia e sempre dispostos a apoiá-la em todas as circunstâncias".
Deixe seu comentário?

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Vá alem da demanda existente


"Nenhuma empresa quer aventurar-se além dos oceanos vermelhos, para de repente se ver numa poça enlameada".
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O Modelo


"Quem quiser ser líder deve ser primeiro servidor. Se você quiser liderar, deve servir".

E quem desejar ser um "líder" deve ter alguns dos princípios básicos abaixo:
- Ele deve tomar atitudes que geram confiança à sua equipe.

- Deve saber ouvir a sua equipe de trabalho, ter a capacidade de rever seus procedimentos e melhorar sua gestão.

- Tem que atuar como um facilitador: define à sua equipe a sua situação atual e real da companhia, determina os objetivos e traça o procedimento necessário para alcançar as metas estabelecidas.

- Ele busca conhecer os potenciais de sua equipe e dar vazão a esses potenciais de modo a contribuir para alcançar as metas definidas. Usa um critério justo para recompensar àqueles que colaboram com os bons resultados.

- Tem que cumprir o que promete, passando credibilidade e confiança a toda equipe.

O líder deve ser inspirador, confiável e sempre acessível às demandas mais simples de seus subordinados, dessa forma, ele sempre deverá promover um ambiente favorável ao desenvolvimento pessoal e profissional de suas equipes.

Adapte-se Rapidamente à Mudança


"Quanto mais rápido você se esquece do Velho, mais rápido poderá saborear um Novo".

A mudança ocorre quando algo termina e algo novo ou diferente se inicia. O período entre esses dois pontos é a transição. É justamente onde as pessoas têm que aprender a deixar o antigo e abraçar o novo. Mudar, normalmente, é tido como algo difícil, pois nos tira da zona de conforto – que é ter total domínio por algo – e nos leva à zona do aprendizado, onde teremos que nos submeter a perguntar, tirar dúvidas e depender do outro.

Se pensarmos no contexto organizacional, toda mudança demanda quebra de paradigmas e é bem comum não existirem revoluções sutis, nem processos de mudanças indolores, mas as mudanças ocorrem e muitas já ocorreram no mundo, em espaço bem curto de tempo. O fato é que as coisas se dividiram em velho e novo e ficar no meio não vai garantir nada à ninguém. Toda mudança organizacional demanda quebra de paradigmas, o que, por sua vez, ainda soa forte como “remar contra a corrente”.

A comunicação facilita a troca de experiências e informações e estimula a geração de novas idéias. Pessoas que vivem em grupos devem ter coragem de sugerir, propor mudanças e até mesmo criticar produtivamente, pois, muitas vezes, daí é que saem soluções incríveis! Então, viva a mudança e faça ela trabalhar a seu favor.

Movimentos Estratégicos


"Nada é mais difícil do que a arte das manobras, e mais difícil ainda é tornar direto o percurso aparentemente desviado e transformar os infortúnios em vantagens".

O fundamento da Estratégia do Oceano Azul é a inovação de valor. Um oceano azul é criado quando uma empresa obtém uma inovação que gera valor, simultaneamente, tanto para o comprador quanto para a empresa. A inovação em produto ou serviço precisa criar e aumentar a percepção de valor pelo mercado enquanto, ao mesmo tempo, reduz ou elimina características ou serviços que possuem menos valor para o consumidor atual ou futuro.

Os oceanos vermelhos representam todas as indústrias existentes hoje e a amplitude de seus mercados. Neles, o tamanho de um mercado é definido e aceito, e as competitivas regras do jogo são conhecidas. As empresas que atuam dentro desses oceanos tentam se sobressair sobre a concorrência para abocanhar uma maior fatia do mercado. À medida que a área desse mercado fica povoada de competidores, as chances de lucro e crescimento diminuem, os produtos viram commodities ou segmentos, e a voraz concorrência deixa o oceano vermelho.

Os oceanos azuis, por sua vez, representam todas as indústrias não existentes hoje e seu desconhecido mercado é intocado pela concorrência. Em oceanos azuis, a demanda é criada, em vez de ser obtida através de lutas. Há uma ampla oportunidade para crescimento, que por sua vez é tanto lucrativo quanto rápido.